MotoGP: Calendário 2024 provisório de Grandes Prémios

Por a 27 Setembro 2023 16:16

Pela primeira vez na história do MotoGP, o calendário de Grandes Prémios para 2024 deverá incluir 22 datas. Uma longa temporada pela frente, que começará no Qatar, no dia 10 de março, e terminará em Valência, no dia 17 de novembro.

O calendário de 2024 do MotoGP foi anunciado, com o Campeonato do Mundo preparado para um recorde de 22 Grandes Prémios. O próximo ano será marcante, uma vez que o MotoGP celebra o 75º aniversário dos Grandes Prémios de motociclismo em 2024. O desporto também assinala outro marco, à medida que começa a transição para um combustível 100% sustentável. A partir de 2024, o combustível deve ser, no mínimo, 40% de origem não fóssil antes que esse valor aumente para 100% até 2027.

O calendário de 2024 também mantém a sua natureza regionalizada, com corridas agrupadas geograficamente, com 11 corridas antes das férias de verão e 11 depois, procurando assim a Dorna MotoGP um equilíbrio perfeito.

A acção começará sob os holofotes com o regresso do Grande Prémio do Qatar como abertura da temporada no renovado Circuito Internacional de Lusail, seguido pelo igualmente espetacular Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal. O MotoGP segue então para as Américas e o primeiro encontro consecutivo com Termas de Rio Hondo e o Circuito das Américas como anfitriões em Abril. De lá, voltaremos à Europa para o clássico Circuito de Jerez-Angel Nieto, antes de Le Mans tentar quebrar de novo o seu próprio recorde de público em maio. O GP da Catalunha retorna a uma posição anterior depois disso, e fica lado a lado com o impressionante Autódromo Internazionale del Mugello.

O MotoGP está também prestes a abrir novos caminhos no Autódromo Internacional de Sokol em meados de junho, com o circuito a tornar-se no 75º local a acolher uma corrida da categoria rainha, enquanto o Cazaquistão se torna o 31º país a acolher Grandes Prémios de motociclismo. Outra sequência consecutiva fecha a primeira metade da temporada em grande estilo, com o GP dos Países Baixos em Assen, antecedendo o  GP da Alemanha (Sachsenring), antes das férias de verão. A acção regressa em Silverstone (GP da Grã-Bretanha) e no Red Bull Ring (GP da Áustria) antes do  MotorLand Aragon (GP de Aragão) que regressa no próximo ao calendário. Segue-se a prova em Misano (GP de San Marino) e, a partir daí, o paddock do MotoGP para a ronda asiática que, tal como em 2023 começa com o Grande Prémio da Índia no Circuito Internacional de Buddh. Segue-se o Circuito Internacional Pertamina Mandalika (GP da Indonésia), antes do GP do Japão em Motegi.

Depois de um fim de semana de folga, a próxima etapa será o GP da Austrália, em Phillip Island, antes do MotoGP virar para o norte, para Buriram, na Tailândia, e depois para o Circuito Internacional de Sepang, na Malásia. Finalmente, o clássico Circuito Ricardo Tormo encerra no final a temporada.

NOTAS: Evento Reserva: Circuito Hungria-Balaton Park (Sujeito a contrato e homologação)

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x