MotoGP, Barcelona: Bagania vence Sprint e adia decisão do título
Pecco Bagnaia venceu de forma magistral a corrida Sprint da classe MotoGP no Circuito de Barcelona-Catalunha na tarde de sábado.
O atual campeão mundial alcançou a sua sétima vitória nos Sprint da temporada, à frente do companheiro de equipa Enea Bastianini e do rival pelo título Jorge Martin, o que significa que a batalha pelo título só será decidida no domingo.
Na tarde de sábado, pelas 15h00 locais, a corrida Sprint da classe MotoGP começou ao longo de doze voltas no Circuito de Barcelona-Catalunha. O circuito catalão foi agradável com um sol brilhante e uma temperatura de cerca de 19°C.
Todos os olhos estavam voltados para os concorrentes ao título Pecco Bagnaia e Jorge Martin, que largariam esta corrida na pole position e P4, respectivamente. Se o espanhol marcasse dois pontos a mais que o italiano, conquistaria o título mundial de MotoGP de 2024.
Filme da corrida
Foi Enea Bastianini quem largou muito bem na segunda linha e entrou na primeira curva como líder, à frente do companheiro de equipa Pecco Bagnaia e do líder da Campeonato do Mundo, Jorge Martin. Franco Morbidelli subiu para a quarta posição à frente de Alex Márquez e Fabio Quartararo.
Deu-se então um contacto entre Marc Márquez e Pedro Acosta, com o piloto da GASGAS a perder toda a carenagem dianteira. O nove vezes campeão mundial caiu para a sétima posição.
Bagnaia não hesitou um momento e logo assumiu a liderança de Bastianini. O italiano precisava que o seu companheiro ficasse à frente de Martin e assim conseguisse mais pontos do concorrente espanhol. Enquanto Bagnaia logo se distanciava de Bastianini por alguns décimos, Martin manteve a pressão sobre o italiano. No início da 3ª volta, Martin iniciou o ataque e na travagem para a Curva 1 tirou o segundo lugar de Bastianini. O piloto da Prima Pramac Racing estava a pouco mais de meio segundo de Bagnaia, mas manteria os danos mínimos e partiria para domingo com uma margem confortável.
No entanto, Bastianini não desistiu facilmente e uma volta depois, na Curva 1, o italiano tirou novamente o segundo lugar a Martin e fez um grande favor ao seu companheiro de equipa. Martin estava determinado e atacou novamente uma volta depois. Desta vez travou extremamente tarde, fazendo com que ele e Bastianini saíssem ao lado. Morbidelli e Álex Márquez conectaram-se de repente. Bastianini e Morbidelli tocaram-se, permitindo a Martin construir uma margem de alguns décimos cruciais.
Bagnaia manteve a vantagem de cerca de um segundo sobre Martin, enquanto o espanhol fez apenas o suficiente para ficar fora do alcance de Bastianini. O piloto da Ducati Lenovo Team foi, por sua vez, submetido a muita pressão de Alex Márquez na batalha pelo último lugar do pódio nesta corrida Sprint. Enquanto Bagnaia caminhava para a vitória, a batalha pelo segundo lugar ainda não estava decidida. Na última volta, Bastianini atacou Martin na curva 5 e com uma bela travagem assumiu a segunda posição. O espanhol tentou contra-atacar, mas Bastianini defendeu bem a sua posição.
Bagnaia finalmente cruzou a linha como vencedor e alcançou a sua sétima vitória em corridas Sprint da temporada, levando o italiano a dezessete vitórias no total. Bastianini fez o 1-2 para a Ducati Lenovo Team, com o líder do Campeonato do Mundo, Martin, atrás deles, em segundo lugar. O piloto da casa, Aleix Espargaró, terminou em quarto porque conseguiu ultrapassar Alex Márquez na última volta.
O português Miguel Oliveira terminou a corrida na 18ª posição.
O MotoGP volta à ação no domingo a partir das 08h40 para o Warm Up, seguindo-se a corrida de 24 voltas às 13h00, hora de Portugal continental.
Imagens: Ducati Press e Randy van Maasdijk
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoGP, Jorge Martín sobre a RS-GP ‘Penso que o potencial é muito elevado’4 Dezembro 2024 16:28