MotoGP, Bagnaia leva vantagem importante para a última corrida do ano
Depois da corrida sprint de ontem, já se sabia que o título de MotoGP nunca seria entregue hoje, mas, depois da corrida, as probabilidades viraram-se bastante a favor do atual campeão.
E tudo aconteceu no momento do arranque, sendo que ambos arrancavam da segunda linha da grelha, em quarto e em quinto. Bagnaia teve o melhor arranque que podia desejar, saltando logo para o primeiro lugar, enquanto Martín foi totalmente o oposto. O espanhol quase caía inclusivamente no momento do arranque, baixando para o oitavo lugar.
A partir daí, Bagnaia foi controlando a partir da frente, enquanto Martín ainda subiu a sexto, mas o seu ritmo foi sempre demasiado lento e a partir daí foi sempre a descer. O espanhol terminou num impensável décimo lugar, sempre com Johann Zarco a dar o máximo para o proteger de mais ataques, com Martín a chegar ao final da corrida a olhar para o seu pneu traseiro.
Para Bagnaia, o cenário foi muito mais animador, mas não foi perfeito. O italiano teve sempre a presença próxima de Fabio Di Giannantonio e o piloto da Gresini conseguiu mesmo levar a melhor. Bagnaia ia deitando tudo a perder pouco depois, tendo explicado que foi sugado pelo cone de aspiração do compatriota, saindo muito largo na escapatória. A sua sorte é que os dois italianos já levavam uma vantagem de quase seis segundos sobre os perseguidores e o campeão do mundo pôde manter o seu segundo lugar.
Contas feitas, são 21 os pontos que separam Francesco Bagnaia (que tem 437 pontos) e Jorge Martín (416) quando já só falta o Grande Prémio da Comunidade Valenciana na próxima semana, lembrando que essa prova (tal como é norma este ano) vai ter corrida sprint e corrida principal.