MotoGP: Bagnaia deve preocupar-se com a concorrência interna
No Texas, os pilotos da Ducati são no papel os favoritos na preparação para um novo sucesso. Pecco tem cada vez mais rivais em casa: além do seu compatriota Marco Bezzecchi, o campeão do mundo deve estar de olho em Jorge Martin, Alex Márquez e Johann Zarco.
Marco Bezzecchi venceu a sua primeira corrida de MotoGP na Argentina no seu segundo ano na categoria rainha. O piloto de Rimini é o terceiro piloto da Academia VR46 a afirmar-se na categoria rainha, depois de Franco Morbidelli e Francesco Bagnaia. O italiano está no seu terceiro pódio: o primeiro foi obtido no ano passado em Assen, numa temporada também potenciada por uma pole position e o reconhecimento de estreante do ano. Bezzecchi soma um total de 7 vitórias no campeonato do mundo, às quais pode somar o título italiano de Moto3 em 2015.
‘Bez’ tem 24 anos, uma Ducati GP22 privada e 50 pontos na classificação. Essas credenciais são suficientes para tentar a caça ao título? O pupilo de Valentino provavelmente ainda é imaturo, mas vive um momento de ouro, que parece ter alguma analogia com o que Bastianini fez na temporada passada. O Texas será um grande teste de maturidade, a confirmar pelo menos com um pódio, para continuar a sonhar.
Neste momento a Ducati mostra uma clara superioridade sobre os seus rivais, e os desafios mais interessantes são todos internos em Borgo Panigale. Já falámos de Marco Bezzecchi, mas na Argentina vimos pelo menos outros dois pilotos em grande forma. Johann Zarco e Alex Marquez conquistaram o pódio e são respectivamente terceiro e quarto no campeonato.
O francês nunca chega à vitória, mas quase sempre está entre os 5 primeiros, enquanto o irmão de Marc Marquez está a acostumar-se rapidamente com a Desmosedici e é o único entre os pilotos de Dall’Igna que sempre somou pontos. Jorge Martin também não deve ser esquecido, um pouco nebuloso no molhado nas Termas de Rio Hondo, mas sempre muito rápido em Austin.
Em suma, a caminhada mundial de Bagnaia rumo à reconfirmação do título vai ser complicada, sobretudo pela competição interna, pelo menos nesta primeira fase do campeonato.