MotoGP, Bagnaia aumenta vantagem no topo após ronda australiana
Já só faltam quatro rondas para terminar o campeonato do mundo de MotoGP de 2023, com Phillip Island a trazer mais desenvolvimentos no que toca à luta pelo título. Vamos ver como está a tabela depois do Grande Prémio da Austrália.
Francesco Bagnaia mostrou o porquê de ser o atual campeão do mundo, tendo passado pela Q1 e terminado muito perto da vitória. Com o mau tempo a obrigar ao cancelamento da corrida sprint, o segundo lugar do líder do campeonato na corrida principal vê-o a aumentar a sua vantagem de 18 para 27 pontos, com o seu rival Jorge Martín a terminar no quinto lugar. O espanhol continua com um ritmo impressionante, mas uma escolha errada de pneus viu-o a cair do primeiro para o quinto posto na última volta da corrida.
Com apenas quatro Grandes Prémios para terminar a época, parece cada vez mais que a luta pelo título será a dois, com Martín a afastar-se de Marco Bezzecchi. O italiano só conseguiu dez pontos, fruto do seu sexto lugar, e está agora a 46 pontos de Martín e a 73 de Bagnaia.
Bezzecchi, por seu lado, tem bastante margem para o quarto classificado, Brad Binder, com o sul-africano a 69 pontos do italiano. O quarto lugar de Binder na corrida fá-lo sair da Austrália com mais 13 pontos, com o vencedor da corrida, Johann Zarco, a ganhar 12 pontos ao piloto da KTM.
Top-10:
- Francesco Bagnaia – 366 pontos
- Jorge Martín – 339
- Marco Bezzecchi – 293
- Brad Binder – 224
- Johann Zarco – 187
- Aleix Espargaró – 185
- Maverick Viñales – 170
- Luca Marini – 148
- Jack Miller – 144
- Fabio Quartararo – 134