MotoGP, Áustria, TL1: Johann Zarco passa para a frente nos instantes finais
Johann Zarco (Pramac) foi o piloto mais rápido da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Áustria de MotoGP. O francês fez a sua melhor volta em 1:29.838 minutos, batendo Fabio Quartararo (Yamaha) por 399 milésimos, com Maverick Viñales (Aprilia) em terceiro, a 411 milésimos.
Numa sessão que não tem qualquer influência nos apurados para a Q2 (a sessão desta tarde será aquela que determina quem acede diretamente à fase decisiva da qualificação), é difícil tirar grandes conclusões sobre a ordem da tabela classificativa. Álex Márquez terminou no quarto lugar, embora tenha sofrido um problema na sua Gresini nos instantes iniciais. Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio seguiram-se, com Takaaki Nakagami em sétimo, Francesco Bagnaia em oitavo, Aleix Espargaró em nono e Jorge Martín em décimo, a quase seis décimos do colega de equipa.
Para além da falha na Gresini de Álex Márquez, houve a registar as quedas de Augusto Fernández e de Marc Márquez (este último já depois de sair para a gravilha), ambas sem consequências. Também houve algumas saídas de pista, entre as quais uma de Miguel Oliveira, que terminou a sessão no 17.º lugar, a 983 milésimos de Zarco. O português esteve praticamente toda a sessão fora do top-10, mas, mais uma vez, é difícil perceber o verdadeiro potencial das equipas nesta sessão, com todos a seguirem o seu programa, sem se preocuparem com a procura de um lugar nos dez primeiros.
A sessão de treinos da tarde de MotoGP tem início agendado para as 14 horas.