MotoGP, Áustria, Q1: Jack Miller e Luca Marini avançam para a Q2
Jack Miller (KTM) e Luca Marini (VR46) foram os dois pilotos mais rápidos da primeira sessão de qualificação do Grande Prémio da Áustria de MotoGP. O australiano foi o mais rápido dos dois, rodando em 1:28.831, deixando Marini a 289 milésimos.
Miller e Marini tinham sido dois nomes que ontem tinham surpreendido pela negativa, ao ficarem de fora dos dez primeiros na sessão de treinos, com a KTM a correr em casa (e Brad Binder no quarto lugar) e com Marco Bezzecchi a liderar essa sessão. Mas ambos conseguiram recuperar bem hoje, com Pol Espargaró a ser o outro piloto que esteve na luta pela passagem à próxima fase.
O espanhol da GASGAS era segundo classificado no final das primeiras voltas, com pouco menos de um décimo de vantagem para Marini. Mas o italiano da VR46 impôs-se nas últimas voltas, deixando Espargaró a pouco menos de dois décimos do acesso à Q2 (lembrando que o espanhol tem uma penalização de três lugares na grelha para domingo). Enea Bastianini era outro nome que podia lutar pela Q2, mas ficou no quarto lugar desta sessão, a mais de meio segundo de Miller. Franco Morbidelli, Joan Mir e Raúl Fernández também não conseguiram passar, tal como Marc Márquez.
O espanhol da Honda continua a ter dificuldades para puxar pela sua Honda, terminando a 648 milésimos de Jack Miller, e à frente de Takaaki Nakagami, Fabio Di Giannantonio, Iker Lecuona, Augusto Fernández e Lorenzo Savadori, que completa a grelha do fim de semana.
A Q2 tem início agendado para as 10h15.