MotoGP, Austrália, TL3: Márquez domina, Quartararo sofre, Oliveira obrigado a ir ao Q1
Marc Márquez dominou o terceiro treino livre de MotoGP na Austrália. Cinco Ducati passaram ao Q2, ao qual também chegaram Aleix Espargaró e Fabio Quartararo.
O tempo estava ainda frio com 12 graus na atmosfera e 15 na pista, mas com um pouco menos de vento e sem chuva. Nos minutos iniciais, todos pensaram mais em encontrar a configuração certa e usar pneus usados. Marc Márquez apresentou algumas das novidades aerodinâmicas, embora não as asas traseiras, que já não estavam em nenhuma das suas duas motos.
Miguel Oliveira foi o único a melhorar o tempo do dia anterior e entrar no ‘top 10’, mas parecia muito escasso e os tempos cairiam muito nos minutos seguinte, com as KTMs a sofrerem em Phillip Island. Apesar dos conselhos de Casey Stoner a Pecco Bagnaia na box da Ducati, o piloto italiano estava longe de estar a ter a sua melhor sessão.
Passados 15 minutos, vários pilotos já montavam os novos pneus macios, com o objetivo de fazerem duas tentativas de volta rápida para procurar o passe direto para o Q2. Oliveira foi o primeiro a subir e ficar muito perto do que Zarco conseguiu na sexta-feira.
Joan Mir, que reaparece após uma lesão no ligamento do tornozelo direito, estava a melhorar e o seu tempo foi bom, como o de Viñales, mas Jorge Martín chegou para destruir os tempos com um excelente 1:28.616.
Pecco Bagnaia, com os pneus novos deu um passo à frente. Aleix e Quartararo tinham a vida mais complicada, Fábio escorregou na curva 4 e perdeu uma das suas tentativas, o que o deixou irritado. Jack Miller também estava sob pressão, mas acertou nos objetivos com uma volta muito boa e a partir de então a Ducati começou a exercer o seu domínio.
Na tentativa final de volta rápida as Suzuki eram a ameaça, assim como Zarco, que dominou na sexta-feira. Aleix melhorou o seu tempo mas a seguir veio um Marc Márquez que supreendeu tudo e todos. Fabio Quartararo tentava melhorar, conseguindo mesmo no limite o décimo lugar que lhe deu o acesso ao Q2.
O top 10 foi para Marc Márquez, Marini, Martín, Aleix, Bezzecchi, Miller, Álex Márquez, Bagnaia, Viñales e Quartararo. Ao Q1 vão Zarco, Mir, Crutchlow, Bastianini, Oliveira, Morbidelli, Di Giannantonio, Brad Binder, Pol Espargaró, Gardner, Raúl Fernández e Rins.
Segue-se agora o Treino Livre 4 a partir das 03h30 desta madrugada, sessão que precede as duas qualificações de MotoGP que definem a grelha de partida para o GP da Austrália.