MotoGP, Austrália: Jorge Martin larga da pole em Phillip Island

Por a 19 Outubro 2024 03:04

Jorge Martín (Pramac Ducati) voou para conquistar a pole-position do MotoGP na Austrália, a sétima do espanhol na presente temporada.

Martin arriscou e optou por uma borracha diferente. Na corrida de 2023 correu mal, mas hoje teve o melhor desempenho para vencer. Nem mesmo Marc Márquez em boa forma conseguiu vencê-lo, embora o #93 de Cervera vá largar em segundo. Viñales completou a primeira linha, totalmente espanhola e Bagnaia salvou o dia com um quinto lugar.

No início da segunda qualificação (Q2), praticamente todos os pilotos já estavam com slicks. Mas claro, havia variedade de escolha no pneu dianteiro a ser colocado. ‘Martinator’ começou com um pneu duro, mas os demais, com um médio dianteiro.

Fabio Di Giannantonio caiu na primeira curva. Felizmente para ele, tinha acabado de marcar a sua melhor volta, mas o seu incidente fez com que algumas voltas fossem canceladas, como as de Marc Márquez e Pecco Bagnaia.

Jorge Martín assumiu então o comando da tabela de tempos, com Viñales, que corria atrás dele, embora a certa distância, em segundo, embora na volta seguinte, Maverick tenha conseguido bater o tempo de Martin… Ambos tinham passado incólumes às bandeiras amarelas. Pecco não estava nada confortável. Tal como nos treinos livres anteriores, voltou a seguir em frente, embora tenha estabelecido um tempo aceitável. Marc Márquez ficou em terceiro.

Jorge optou por continuar com o mesmo pneu dianteiro, o duro, já com quatro voltas. Di Giannantonio poderia voltar à ação e Bagnaia teve problemas. Demorou uma eternidade nas boxes a melhorar a sua moto e regressou demasiado tarde à pista, pagando caro por isso. Martín teve que abortar a primeira tentativa quando perdeu a roda dianteira na subida de Luckey Heighs. Marc diminuiu a velocidade para se livrar dos perseguidores, embora tenha perdido uma curva. Jorge foi explosivo e esqueceu o choque anterior para fazer uma volta fenomenal.

Bagnaia não se sentiu confortável com os pneus que montou e optou por jogar com mais segurança para garantir o sexto lugar. Marc teve uma volta final apertada, mas só lhe serviu o segundo lugar. No final, a pole foi para Martín, compondo-se uma primeira linha totalmente espanhola com Marc Márquez e Maverick Viñales, na Aprilia RS-GP24. Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) ficou em quarto e Raúl Fernandez (Trackhouse Aprilia) num ótimo sexto lugar.

Imagem: Gold & Goose / Red Bull Content Pool

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x