MotoGP, Assen, 2021: 90 anos de história nos desportos motorizados
A Catedral da Velocidade celebra nove décadas de receber corridas a nível mundial
A 90ª celebração do TT Assen no G P da Holanda tem tudo para ser memorável. Atrasado por um ano devido ao Covid-19, este aniversário não será a grande festa que foi planeada, mas o 90º TT não passará despercebido.
Visível em todo o lado está o logótipo especial, que foi escolhido como o vencedor pelos fãs da TT numa competição.
Um brasão heráldico especial foi concebido para a 90ª edição do TT holandês. Ele mostra as fortes ligações com o município de Assen e a província de Drenthe e entre o passado glorioso, o presente e o futuro.
E o brasão de armas exprime visivelmente a solidariedade de todos aqueles que estão ativos no circuito TT e em torno dele.
Para o 25º TT holandês em 1955, foi utilizada a pista especialmente construída de 7,7 km e esta nova pista também permitiu acrescentar os sidecars ao programa.
A pista de 1955 sofreu uma renovação completa em 1984. Ao encurtar o circuito Norte, o comprimento foi reduzido em 1,5 km, para um total de 6,1 km.
Em 1989, as instalações foram completamente atualizadas e ampliadas significativamente, e com a adição de 3 metros, a largura da via aumentou para 10 metros.
Em 1992, o atual Circuito TT Assen foi removido definitivamente do sistema de estradas públicas pela primeira vez. Após o final da temporada de 2003, começaram os trabalhos de melhoramento das instalações públicas.
Foi também acrescentado um belo parque de motos, onde cerca de 12.000 motociclos podiam ser estacionados em faixas de betão, utilizando uma bancada central.
E, claro, a segurança dos pilotos foi considerada. As zonas de gravilha foram expandidas e ampliadas, foram instaladas mais vedações insufláveis e tomadas mais medidas para aumentar a segurança.
Em 2015, o acordo com a promotora Dorna para o MotoGP foi renovado até 2026. Isto assegura que o Circuito TT Assen continuará a apresentar corridas de motociclismo ao mais alto nível até 2026.
As corridas em Assen eram as únicas no calendário de MotoGP realizadas ao sábado, o tradicional diz de corridas desde 1925.
A partir de 2016, o dia da corrida de TT foi transferido do último sábado de Junho para o último domingo de Junho.