MotoGP: As consequências da entrada de Aldeguer na Ducati
Com Fermin Aldeguer confirmado na Ducati, qual é o efeito que isso poderá ter na formação do MotoGP em 2025, para Martin e os outros pilotos da marca?
Fermin Aldeguer foi amplamente conotado para se juntar à Ducati durante o inverno, o que foi agora confirmado pelo fabricante italiano. Não foi ainda mencionado que equipa Aldeguer irá integrar, no entanto, desconfia-se que o jovem espanhol deverá ingressar na Pramac. Tal como Pedro Acosta na KTM, contratar Aldeguer significa uma abordagem de pensamento de longo prazo por parte da Ducati, além da sua gama de pilotos repleta de estrelas que já possui. Não se espera que isso mude em 2025, já que a Ducati provavelmente continuará a ser a marca ser batida.
Francesco Bagnaia fechou um novo contrato de longo prazo antes do início desta temporada, mas o o efeito indireto da entrada de Aldeguer pode ser grande, tornando o futuro de Jorge Martin ainda menos incerto. Já era improvável que ‘Martinator’ permanecesse na Pramac depois de 2024, mas a notícia da chegada de Aldeguer pode tornar isso ainda menos provável; Martin nunca escondeu o seu desejo de se juntar a uma equipa de fábrica e, embora a Ducati continue a ser a moto ideal, juntar-se a outro fabricante é provável, caso não consiga o segundo lugar na Lenovo Ducati ao lado de Bagnaia.
Enea Bastianini ainda tem tempo para mostrar o que pode fazer e, se o fizer, o talento que também possui poderá ser suficiente para a Ducati manter o cinco vezes vencedor de MotoGP. O outro nome que pode ser um grande problema para Martin é Marc Márquez. Márquez na moto oficial seria uma história importante, talvez a maior desde que Valentino Rossi trocou a Yamaha pela Ducati, e assim os ganhos financeiros também poderiam ser enormes para a Ducati.
E por último há pilotos como Marco Bezzecchi, Alex Marquez e Fabio Di Giannantonio, que se não conseguirem um lugar de piloto de fábrica na Ducati, poderão entrar na lista para uma corrida na Pramac. Como se vê, o contrato de Aldeguer com a Ducati pode causar muito alvoroço, especialmente entre os pilotos das equipas-satélite da marca de Bolonha.