MotoGP, Aragão, TL3: Miller salta para o topo, Marquez cai e Oliveira (7º) passa à Q2
Cinco motos da Ducati nas primeiras posições, com o australiano Jack Miller a liderar os acontecimentos desta manhã e as KTM de Brad Binder e Miguel Oliveira no top-10 do terceiro treino livre que decidiu quem passaria à Q2 do Grande Prémio de Aragão.
A 22 minutos do final da sessão, uma queda de Marc Marquez na curva 4 trouxe preocupação à garagem da Honda. O oito vezes mundial caiu sobre o braço direito, partiu a manete direira mas o de Cervera levantou-se rapidamente e apanhou uma boleia de um fotografo para ir à box buscar a segunda moto. Na tabela de tempos combinada, prevalecia o tempo do ‘Martinator’ com a Ducati da Pramac (1’47,402) na frente da Yamaha de fábrica de Fabio Quartararo e da outra moto da Pramac de Johann Zarco.
Faltariam então 16 minutos do final da sessão, e sem melhorias no seu tempo de sexta-feira seguia Miguel Oliveira (17º) e muito distante do top-10 que dá acesso à Q2. O português subia depois a 14º, também ganhando posições o seu companheiro de equipa Brad Binder que subia a sétimo, logo atrás de Enea Bastianini.
Jack Miller batia então o tempo de Jorge Martin por 4 décimas de segundo, com uma volta rápida de 1’46,992. Também em time-attack, Pecco Bagnaia subia um corrector e seguia em frente. A 8 minutos do final da sessão, a tabela de tempos combinada tinha o australiano Miller à frente de Binder, Quartararo, Bagnaia e Martin – ou seja, três Ducati, uma KTM e uma Yamaha no topo da classificação.
Nos 5 minutos finais da sessão, praticamente todos os pilotos estão em voltas rápidas. Miguel Oliveira sobe a quarto, logo atrás de Binder que vai ao solo com a RC16 #33. Marc Marquez já regressado ataca forte e tem razões para se preocupar porque está provisoriamente fora do Q2. Com melhor sorte está Alex Rins (7º) apesar de queda nos instantes finais que se mantém nos lugares de acesso ao Q2, ao contrário das duas Aprilia de Aleix Espargaró e Maverick Viñales.
Erguida a bandeira de xadrês para assinalar o final da sessão, Jack Miller termina com a melhor volta na frente de Bagnaia, Bezzecchi, Bastianini e Martin, com cinco motos da Ducati nas primeiras posições. Seguem Binder e Oliveira, respetivamente sexto e sétimo e com passagem garantida ao Q2 das duas KTM. Quartararo (Yamaha), Nakagami (Honda) e Rins (Suzuki) fecham o top-10. No final, apena meio segundo separam os quinze primeiros.
Segue-se o TL4 da categoria rainha às 12h30, logo seguido das duas qualificações (Q1 e Q2) que vão definir a grelha de partida para domingo.