MotoGP, Antevisão: Marco Bezzecchi entra no Texas como novo líder
Concluída a segunda ronda do campeonato, na Argentina, os pilotos tiveram um fim de semana de folga antes da ronda seguinte, em Austin. E há uma novidade em termos de liderança do campeonato antes da prova no COTA.
Fruto da vitória na Argentina, Marco Bezzecchi é agora o líder da tabela de pilotos, procurando dar sequência a um ano de rookie impressionante e a um início de nova época também forte. A VR46 também viu Luca Marini alcançar um pódio na corrida sprint da Argentina, faltando ver o que conseguem fazer nesta ronda. A liderança de Bezzecchi também se deve ao erro de Francesco Bagnaia, que tinha sido perfeito em Portimão, mas ficou-se pelo sexto lugar no sprint da Argentina, tendo caído no domingo quando tinha o pódio na mão. Do outro lado da garagem, ainda há dúvidas sobre a presença de Enea Bastianini, vencedor nesta pista em 2022. Na Pramac, depois de um sprint mais ou menos anónimo de Johann Zarco e Jorge Martín, o francês redimiu-se no domingo, com uma segunda metade de corrida que lhe valeu um pódio. Zarco ainda procura a sua primeira vitória no MotoGP, com Jorge Martín a ambicionar também dar um passo em frente depois de um fim de semana mais duro em Termas. Na Gresini, o destaque vai para Álex Márquez, com o 73 a conseguir uma pole e um pódio na Argentina. Fabio Di Giannantonio também melhorou, mas vai querer bastante mais, olhando para o que os restantes colegas da Ducati estão a fazer.
A Aprilia vai olhar para a Argentina como uma oportunidade falhada, depois de terem terminado o dia de sexta-feira em primeiro e segundo. Aleix Espargaró, vencedor nesse circuito no ano passado, saiu de Termas com apenas 12 pontos no total, querendo mais em Austin. Maverick Viñales já tem 32, mas não se vai querer distanciar do grupo da frente, procurando ainda a primeira vitória pela Aprilia. Na RNF, Raúl Fernández teve uma segunda ronda dura, chegando aos Estados Unidos com apenas um par de pontos, mas vai querer melhorar daqui para a frente. E, depois de falhar o Grande Prémio da Argentina, tudo indica que Miguel Oliveira vai estar disponível no Texas, estando dependente do resultado de um exame médico antes da prova. Depois do azar que sofreu em Portimão, o português vai querer começar a somar quantidades mais significativas de pontos.
A KTM viu Brad Binder a mostrar que já não é apenas um piloto de domingos na Argentina. Subindo do 15.º ao primeiro lugar na corrida sprint, o sul-africano não teve tanta sorte no domingo, mas deixou o recado aos concorrentes no dia anterior. Já Jack Miller tem sido consistente nas suas primeiras corridas pela KTM, ocupando o sexto lugar do campeonato nesta altura. Quanto à GASGAS, Jonas Folger vai fazer a sua primeira prova no lugar de Pol Espargaró, enquanto o espanhol recupera de lesão, tendo feito algumas sessões nos testes de pré-época. O rookie Augusto Fernández já conseguiu alguns pontos este ano, tendo possibilidade de somar ainda mais nos Estados Unidos.
A Yamaha viu Franco Morbidelli a ter um fim de semana bastante sólido, como já não acontecia há algum tempo, impressionando na qualificação, no sprint e na corrida. Fabio Quartararo teve mais azar, mas não se pode dizer que a sua performance tenha sido desapontante, recuperando dos últimos lugares no domingo depois de um toque com Takaaki Nakagami no início da corrida. O COTA nunca foi o melhor circuito para a Yamaha, mas vão querer surpreender e conseguir o máximo número de pontos possível.
Por fim, a Honda tem Álex Rins como o seu melhor piloto após duas rondas sólidas para o espanhol. O piloto da LCR está a adaptar-se bem à sua nova casa e vai querer continuar a dar cartas num circuito em que se dá bem. Takaaki Nakagami, por seu lado, pretende reduzir a distância para Rins. Na equipa de fábrica, a jornada na Argentina foi dura, com Marc Márquez e Joan Mir a falharem ambos a corrida de domingo por lesão (Márquez falhou todo o fim de semana). Enquanto Mir vai querer continuar a aprender com a nova moto, Márquez tem um excelente registo em Austin, faltando ver se vai estar disponível para correr ou não.