MotoGP: Ángel Nieto doutorado Honoris Causa
Em cerimónia que decorreu, hoje, na Universidade Miguel Hernández de Elche o malogrado espanhol recebeu, por parte desta instituição, o grau de Doutor Honoris Causa. Ángel Nieto foi somente o segundo piloto de motociclismo a receber tal reconhecimento depois de Valentino Rossi ter sido o primeiro.
Presentes nesta distinção esteve, como não poderia deixar de ser, a família do ’12+1′ vezes campeão do mundo, denominação com que o próprio Nieto referia-se aos títulos conquistados nas categorias de 50cc e 125cc.
Nesta cerimónia o filho mais velho do campeoníssimo espanhol, Ángel Jr., foi o porta voz da família. “O meu pai era muito acarinhado por todos e não só por aqueles que são fãs do desporto motorizado. É uma honra ser reconhecido com esta distinção. Talvez seja um dos mais importantes reconhecimentos da sua carreira, por isso o meu pai teria muita vontade de estar presente nesta cerimónia”, disse Ángel Nieto Jr. à publicação espanhola ‘AS’.
Nieto Jr. aproveitou ainda o momento para anunciar que em breve será criada a Fundação Ángel Nieto que terá como missão “prolongar o legado” de Nieto e “ajudar as vítimas de acidentes de viação sejam estes de moto ou automóvel”.
Recorde-se que Ángel Nieto faleceu aos 70 anos no dia 3 de agosto, em Ibiza, depois de ter não resistido aos graves ferimentos cerebrais contraídos após uma colisão com um automóvel enquanto estava aos comandos de um quadriciclo.