MotoGP: Andrea Dovizioso defende alteração do acesso à Q2
Nos últimos tempos foi colocada em cima da mesa, por parte de alguns pilotos, a ideia dos tempos agregados das duas primeiras sessões de treinos livres deixarem de contar para a definição de quem são os pilotos, que obtém acesso directo à Q2, a fase decisiva da qualificação.
Um dos pilotos que defende essa ideia é precisamente Andrea Dovizioso. “O ano passado fui dos pilotos que mais insistiu sobre este tema, mas até ao momento não foi tomada nenhuma decisão. No Grande Prémio da Argentina voltei a trazer este tema para a discussão e desta vez encontrei muito apoio por parte de todos os pilotos. Estamos a trabalhar nesta ideia. Não é fácil mudar o atual sistema nem sabemos quando é que acontecerá, mas na minha opinião é fundamental que exista uma mudança”.
Apesar de defender a alteração do atual sistema, Dovizioso sabe também que existem nuances negativas com essa possibilidade. “Caso exista uma mudança o que acontece é que as sextas-feiras passam a ser dias aborrecidos e sem importância. No entanto com o atual sistema os pilotos não têm tempo para trabalhar, pois em cada sessão é necessário estabelecer um tempo que nos permita estar no top 10, isto porque nunca sabemos o que poderá vir a acontecer na sessão seguinte”.