MotoGP, Alemanha, Sprint: Vitória dominante de Jorge Martín
Jorge Martín (Pramac) venceu hoje a corrida sprint do Grande Prémio da Alemanha, com Francesco Bagnaia (Ducati), que partia da pole, a terminar em segundo, e Jack Miller (KTM) a concluir em terceiro.
Filme da corrida:
Francesco Bagnaia partia da pole position e manteve a posição, pese embora o bom arranque de Jack Miller, que subiu a segundo. Miguel Oliveira, por outro lado, sofreu no arranque e caiu para 19.º e penúltimo. Na frente, Jorge Martín ia fazendo progressos, ultrapassando Luca Marini no arranque e subindo a segundo ainda antes do final da primeira volta. Mas Jack Miller não se deixou ficar e aproveitou a luta entre Bagnaia e Martín para passar ambos e subir a primeiro. Marini seguia em quarto, com Brad Binder atrás de si. Bezzecchi, Zarco, Marc Márquez e Espargaró completavam os lugares pontuáveis, enquanto que, mais atrás, Oliveira subia a 17.º.
Miller tentava manter-se na frente, mas ia sentindo dificuldades perante as Ducati. Quando tentou defender-se de Bagnaia, deixou a porta aberta a Martín, perdendo mesmo depois a posição para Bagnaia, que ficava com oito décimos para recuperar para Jorge Martín. Mais atrás, Marc Márquez, especialista em Sachsenring, rodava apenas na décima posição, atrás de Enea Bastianini. Dos nove lugares pontuáveis, cabiam sete das oito motos da Ducati, com as duas KTM nos outros dois postos pontuáveis.
O ritmo de Jorge Martín na frente era muito forte, abrindo uma vantagem de mais de um segundo para Pecco Bagnaia, que estava cerca de meio segundo à frente de Jack Miller. Marc Márquez continuava em dificuldades, perdendo o décimo lugar para Aleix Espargaró, com a Aprilia a fazer também uma prova bastante discreta. Pior ainda fazia a Yamaha, que tinha Fabio Quartararo em 14.º, com Franco Morbidelli ainda mais atrás.
Os três primeiros lugares pareciam blindados a cinco voltas do fim, com Jorge Martín a ter vantagem segura para Bagnaia, que também tinha Jack Miller sob controlo. Já Miller seguia com um segundo e meio de vantagem sobre Luca Marini, que fazia tudo para manter Brad Binder atrás de si. Maverick Viñales caiu quando rodava em 13.º, fazendo com que Miguel Oliveira subisse a 16.º. Na frente, Jorge Martín abria uma vantagem para Bagnaia superior a dois segundos, enquanto Marini ia resistindo a Binder e a Johann Zarco. Binder, sem conseguir passar Marini, perdeu mesmo posição para Zarco na última volta. Jorge Martín foi mesmo o vencedor, com Bagnaia em segundo, Miller em terceiro, Marini em quarto, Zarco em quinto, Binder em sexto, Bezzecchi em sétimo, Álex Márquez em oitavo e Espargaró em nono. Miguel Oliveira concluiu o sprint na 16.ª posição.
A corrida de MotoGP no domingo está agendada para as 13h00 (hora de Portugal Continental)