MotoGP, Alemanha, Q1: Di Giannantonio bate o pé à concorrência, Oliveira 4º
Fabio Di Giannantonio e Remy Gardner, dois estreantes na categoria principal, foram os mais rápidos ao início da primeira qualificação. Porém, havia muito mais candidatos a uma passagem ao Q2, incluindo Enea Bastianini, Pol Espagaró, Miguel Oliveira e Marco Bezzecchi.
A 5 minutos do final da curta sessão de 10 minutos, Di Giannantonio tinha conseguido com a Desmosedici GP uma volta muito rápida de 1’20,307 e bem abaixo dos melhores tempos do quarto treino livre de MotoGP, Pol Espargaró, e depois Bezzecchi tomavam de assalto a segunda posição, com Miguel Oliveira a perder posições para os mais rápidos, baixando de quarto para décimo na tabela de tempos, mas o piloto luso não baixaria os braços.
A 1 minuto do final o português da KTM lançou um ataque fulminante aos tempos, subindo a terceiro, a 349 milésimos do tempo do italiano da Gresini. No final, quem estragaria os planos de Oliveira chegar ao Q2 seria Pol Esparagaro, relegando o português para o quarto lugar.
Segue-se a derradeira sessão de qualificação (Q2) que define a grelha definitiva e o autor da pole para o Grande Prémio da Alemanha.