MotoGP: Adeus a Valentino Rossi, adeus ao… amarelo?
Valentino Rossi cumpriu em 2021 o seu último ano como piloto de motociclismo, trazendo sempre uma enorme legião de fãs para as bancadas que usava sempre a sua cor durante as provas: o amarelo. A questão que se impõe (e que a MotorSport Magazine coloca também) é: com a saída de Rossi, como é que isto vai impactar o campeonato?
“Sinceramente, não sei porquê, mas consegui trazer muitas pessoas perto do desporto motorizado. Liguei as emoções de pessoas normais”, disse Rossi em agosto, quando anunciava o seu abandono. E a questão que é colocada é se muitas pessoas vão continuar a ver MotoGP agora que o Doutor sai de cena.
A possível saída de Rossi já se tinha colocado em 2007, quando o italiano poderia ter ido para a Fórmula 1 e, na altura, um membro do paddock disse ao autor do artigo do MotorSport Magazine que a MotoGP seria “um deserto” quando o italiano saísse. Para se ter uma noção, Vale tem 5,5 milhões de seguidores no Twitter, enquanto os restantes 20 pilotos da grelha tem 4,9 milhões entre eles. E por outro lado, só o merchandising da VR46 que ajuda a colorir as bancadas de cada GP, movimenta mais de 20 milhões de euros por ano!
É verdade que Rossi não tem sido uma figura na luta pelo título nos últimos anos, por isso, nesse aspeto, a sua saída não vai ter tanto impacto. Mas quando a nova época começar, em março, vai ser interessante analisar se há uma grande quebra de pessoas interessadas na modalidade.