MotoGP, A reação dos pilotos da Honda após o shakedown de Sepang
A Honda foi uma das equipas que beneficiou do sistema de concessões e pôde colocar os seus pilotos em dois dos três dias do shakedown de Sepang, algo que agradou Joan Mir, Luca Marini, Johann Zarco e Takaaki Nakagami.
Joan Mir “Foi bom ter esta vantagem e poder ter mais dois dias, testámos muitas coisas. Testámos a nova moto e novas especificações e há mais coisas para testar. Foi pena termos tido duas tardes com chuva, parou um pouco o nosso plano, mas vamos ter vantagens com estas concessões e preparamo-nos melhor com a direção que queremos seguir. O plano é analisar tudo, há muita informação que temos de ver, vamos ter mais três dias e isso deixa-me mais relaxado. Vamos ver se conseguimos dar outro passo, se o dermos, vamos estar muito perto”
Luca Marini “Especialmente hoje foi um dia preenchido para nós, mas era importante perceber a direção a seguir com a moto. Acho que temos bom potencial, mas ainda há trabalho a fazer. As diferenças são grandes, mas temos de nos focar em resolver os nossos problemas, ainda temos alguma margem à saída das curvas, tentar encontrar mais aderência, tração e estabilidade na traseira, mais downforce nas asas, estamos a trabalhar muito no lado aerodinâmico porque toda a gente traz ideias novas, estamos a trabalhar nesse lado com mais apoio dos engenheiros. Ainda não falei com o chefe de equipa, mas precisamos de encontrar uma melhor afinação, eu sou novo e a moto também, tenho de ver como fazer com que o pneu funcione melhor, mas temos mais tempo e isso vai ajudar-nos”
Johann Zarco “Não foi muito preenchido, mas foi bom voltar à moto. É sempre difícil com o calor, mas estou feliz, algumas boas sensações que tinha em Valência confirmei no meu primeiro dia de testes aqui. No segundo dia, testámos uma moto que funcionava ainda melhor e fiz uma boa volta. É um bom primeiro passo e dá motivação para sentir as melhorias para os próximos três dias. Acho que o potencial existe, a nova moto nasceu bem, acho que ainda vamos ter melhorias para ver onde estamos quando todos os pilotos estiverem em Sepang. O plano é continuar a trabalhar, testar algumas coisas aerodinâmicas, o lado eletrónico da moto pode melhorar, são pequenas coisas, mas podem ter um grande resultado”
Takaaki Nakagami “Foram dois dias preenchidos e foi bom. Tínhamos várias opções para testar, correu tudo bem e estamos a preparar-nos para o teste oficial, temos um total de cinco dias de trabalho aqui em Sepang. Ontem senti algumas dores musculares, mas está a correr bem. Sinto que o motor é mais positivo, é mais fácil de controlar e o motor tem mais velocidade. Todos os pilotos da Honda tinham os mesmos comentários e encontrámos o conceito. Temos mais três dias e temos mais coisas para testar, mas a primeira impressão foi boa”