MotoGP, A luta pelo título mais apertada em 30 anos
Francesco Bagnaia e Jorge Martín estão a ser os grandes protagonistas da luta pelo título de MotoGP na época de 2023, com três pontos a separá-los após 14 rondas que já passaram pela Europa, América do Sul e do Norte, numa altura em que se disputam rondas na Ásia e Oceânia.
Sendo verdade que Bagnaia nunca deixou de ter vantagem sobre o piloto da Pramac, Martín tem tido o mérito de se manter sempre por perto, com a última época em que os primeiros classificados do campeonato estavam tão próximos a ser a de 1993, na altura com Kevin Schwantz a sagrar-se campeão, à frente de Wayne Rainey.
Bagnaia lidera atualmente com 319 pontos, fruto de cinco vitórias em Grandes Prémios, quatro triunfos em sprints e nove outros pódios (três aos domingos, seis aos sábados). Contudo, a sua campanha foi prejudicada por quedas em circuitos como Estados Unidos, França e Índia.
Esses erros abriram a porta a Martín, que aproveitou o melhor que pôde. O espanhol tem 316 pontos, fruto de três vitórias em Grandes Prémios, cinco triunfos em sprints e sete pódios adicionais (quatro em Grandes Prémios, três em sprints). O espanhol está em grande forma, ganhando os últimos três sprints consecutivos e vencendo duas das últimas três corridas principais.
Marco Bezzecchi não pode ser totalmente excluído desta luta, embora esteja a 54 pontos de Bagnaia e chegue lesionado à Indonésia. O italiano venceu três corridas em 2023, a mais recente de todas na Índia. Mas Bagnaia e Martín são nesta altura os protagonistas principais.