MotoGP: A ascensão de Fabio Di Giannantonio ao MotoGP
Fabio Di Giannantonio é um dos cinco rookies que vai fazer parte da grelha de MotoGP em 2022. O italiano, que vem do Moto2, vai correr pela Gresini Racing na classe principal.
Nascido em Roma, Di Giannantonio entrou nas corridas europeias em 2013, com 15 anos. Terminou essa época no campeonato europeu de Moto3 em nono, indo para a Red Bull Rookies Cup na época seguinte, onde foi oitavo e conseguiu um pódio. Em 2015, lutou pelo título, com vários pódios e vitórias em corridas, mas acabou por ficar em segundo, atrás de Bo Bendsnyder.
Em 2016, deu o salto para o campeonato do mundo de Moto3, com a Gresini, tendo conseguido um segundo lugar na sua sexta corrida, em Mugello, que levou a um resto de época forte e a um sexto lugar final no campeonato. 2017 foi mais do mesmo, terminando em quinto, e, em 2018, conseguiu a primeira vitória, em Brno, vencendo depois igualmente na Tailândia, mas terminou o campeonato a 42 pontos de Jorge Martín.
No ano seguinte, subiu ao Moto2, sendo rookie do ano, com um nono lugar e dois pódios. A época de 2020, marcada pela covid-19, foi mais dura, com um 15.º lugar, apesar de outros dois pódios. Em 2021, começou com um terceiro lugar no Qatar, que dedicou a Fausto Gresini, que tinha falecido pouco tempo antes. Conseguiu também a sua primeira vitória da classe em Espanha. Em 2022, vai entrar no MotoGP, faltando saber como se comporta.