MotoGP: 42 corridas em 9 meses para definir o campeão de 2024
A temporada de MotoGP 2024 atingirá um novo marco. Serão 42 corridas em 21 Grandes Prémios, durante um período de 9 meses. É a temporada de MotoGP mais longa da história da modalidade.
Este elevado número de corridas inclui as corridas Sprint aos sábados que se estrearam em 2023. Teriam sido 44 corridas este ano se não fosse o cancelamento do Grande Prémio da Argentina. A nova temporada também marca a entrada do Grande Prémio do Cazaquistão, que será realizado no novo Circuito Internacional de Sokol. O GP está marcado para acontecer de 14 a 16 de junho.
Calendário longo e exigente
O Campeonato do Mundo de MotoGP de 2024 começa já no próximo fim-de-semana (de 8 a 10 de março) com o GP do Qatar no Circuito Internacional de Lusail este ano, como é tradição. Logo a seguir e para gáudio dos fãs portuguêses do MotoGP, temos o GP de Portugal em Portimão (22 a 24 de março).
Após a retirada da Argentina do calendário, o Grande Prémio das Américas que é a terceira prova do calendário (12 a 14 de abri), assume-se agora como o principal circuito do continente americano. Segue-se o GP de Espanha, que habitualmente leva muitos fãs portugueses ao circuito de Jerez de La Frontera (26 a 28 de abril). Na segunda-feira há os primeiros testes IRTA da nova temporada no circuito andaluz. Seguem-se os Grandes Prémios de França, Catalunha e Itália, onde no dia 3 de junho haverão Testes oficiais no circuito Mugello.
Haverá depois os GP’s do Cazaquistão (14 a 16 de junho), dos Países Baixos (28 a 30 de junho) e o Grande Prémio da Alemanha (5 a 7 de julho) que precede o início das habituais férias de verão de três semanas, antes do recomeço da ação no Reino Unido (2 a 4 de agosto).
Seguem-se as prova da Áustria, Aragon e San Marino, seguidos do terceiro Teste Oficial (9 de setembro) e a caravana do MotoGP deixa o velho continente, rumo aos GP’s da Índia, Indonésia, Japão, Austrália, Tailândia e Malásia (1 a 3 de novembro) para no regresso à Europa a temporada terminar no GP da Comunidade Valenciana, no Circuito Ricardo Tormo (15 a 17 de novembro).
Os favoritos
Será interessante ver como a temporada se desenrola, dado que os pilotos e as equipas já se queixavam de muitas corridas no ano passado. Muitos pilotos também estiveram ausentes das corridas principais, devido a lesões sofridas nas corridas de Sprint.
Em termos de luta pelo Campeonato do Mundo, podemos esperar um confronto triplo entre o bicampeão Francesco (Pecco) Bagnaia, Jorge Martin e o anterior 6 vezes campeão de MotoGP Marc Márquez. Todos os três pilotam motos Ducati, que são as melhores motos neste momento.
Jorge Martin foi o rival mais próximo de Bagnaia ao longo da temporada 2023 e o título de campeão só foi decidido na última ronda de Valencia. Enquanto isso, Marc Márquez está na sua melhor condição física desde a lesão em 2020, além de deixar a Honda que passa por dificuldades para ingressar na Gresini Ducati.
Além deles, o companheiro de Bagnaia, Enea Bastianini, assim como Brad Binder com a KTM, também pode ter um papel na decisão do título, esperando nós que o nosso compatriota Miguel Oliveira dê finalmente a volta por cima e regresse às vitórias com a nova Aprilia RS-GP24 da equipa americana Trackhouse Racing.
Foto: Red Bull Content Pool
Calendário MotoGP 2024
8 a 10 de março: Grande Prémio do Qatar
22 a 24 de março: Grande Prémio de Portugal
12 a 14 de abril: Grande Prémio das Américas
26 a 28 de abril: Grande Prémio de Espanha
10 a 12 de maio: Grande Prémio de França
24 a 26 de maio: Grande Prémio da Catalunha
31 de maio a 2 de junho: Grande Prémio de Itália
14 a 16 de junho: Grande Prémio do Cazaquistão
28 a 30 de junho: Grande Prémio dos Países Baixos
5 a 7 de julho: Grande Prémio da Alemanha
2 a 4 de agosto: Grande Prémio da Grã-Bretanha
16 a 18 de agosto: Grande Prémio da Áustria
30 de agosto a 1 de setembro: Grande Prémio de Aragão
6 a 8 de setembro: Grande Prémio de San Marino
20 a 22 de setembro: Grande Prémio da Índia
27 a 29 de setembro: Grande Prémio da Indonésia
4 a 6 de outubro: Grande Prémio do Japão
18 a 20 de outubro: Grande Prémio da Austrália
25 a 27 de outubro: Grande Prémio da Tailândia
1 a 3 de novembro: Grande Prémio da Malásia
15 a 17 de novembro: Grande Prémio da Comunidade Valenciana