MotoGP, 2022, Qatar – TL2: Alex Rins mais forte que Marc Marquez

Por a 4 Março 2022 16:14

Alex Rins (Suzuki) rodou forte para estabelecer o melhor tempo no final do TL2 de MotoGP, numa sessão dominada em grande parte por Marc Marquez (Honda), e que terminou com um epis´ódio caricato entre os dois pilotos da Aprilia.

A melhor volta de 1’55,643 da manhã assinada por Brad Binder durou pouco tempo, numa segunda sessão de treinos livres onde os tempos das MotoGP rapidamente baixaram.

O primeiro a bater o tempo do sul-africano da KTM foi Enea Bastianini logo na sua terceira volta com a Ducati satélite da Gresini. Uma volta depois, o tempo do italiano seria batido por Marc Marquez, baixando o melhor registo dos treinos livres para 1’54,648. A nova Honda RC213V, agora mais alta, mais volumosa e com forma arredondadas – mais parecida com a Ducati – está a revelar melhorias consideráveis, não só de motor como na aerodinâmica. Com a Yamaha M1 bastante próxima do formato de 2021, o campeão do mundo Fabio Quartararo subia ao sexto tempo, para pouco depois ter problemas com o travão dianteiro.

Nas KTM contrastavam os tempos de Brad Binder (6º) e de Miguel Oliveira (16º), sinal de que algo não ia bem na RC16 do piloto português.

A 18 minutos do final da sessão a Honda mantinha a liderança da sessão, mas desta vez com Pol Espargaro a subir ao topo dos tempos. No entanto, mais pilotos estava em time-attack… Aleix, o mais velho dos irmãos Espargaro colocava a Aprilia RS-GP na segunda posição e Miguel Oliveira subia a terceiro, isto enquanto Alex Marquez ia pela segunda vez ao solo com a LCR Honda.  Outro piloto que tinha estado bem de manhã, Joan Mir subiu temporariamente a primeiro com a Suzuki GSXX-R. Oliveira descia ao quinto tempo a 12 minutos do final da sessão, precisamente na altura em que Marc Marquez regressava ao topo dos tempos com uma volta de 1’53,711, na frente de Mir, Pol, Jorge Martin e Fabio Quartararo.

À entrada para os últimos 5 minutos as duas Suzuki de fábrica entraram em ‘time-attack’, com Rins a subir ao melhor tempo na frente de Mir, numa altura em que também a Ducati voltava a dar sinal de vida com Pecco Bagnaia a subir a quinto. Marc Marquez ainda voltaria a ter na sua posse o melhor tempo, mas Rins de imediato respondeu com uma volta de 1’53,432 que lhe deu o melhor tempo da sessão. Marc Marquez terminava assim com o segundo melhor tempo na frente de Mir, Martin e Franco Morbidelli que fechou os cinco primeiros.

Caricato foi o final de sessão de Aleix Esparagaro, que quando vinha numa volta lançada para disputar o melhor tempo, sofreu um toque do companheiro de equipa Maverick Viñales que vinha à boleia do espanhol. Oliveira terminava fora do top 10, mas ainda assim na frente de Binder e como melhor representante da KTM.

RESULTADO DO TL2 2º TREINO LIVRE

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x