MotoGP, 2022, Indonésia, Pit Beirer: “O que sentia sobre o Miguel confirmou-se”

Por a 20 Março 2022 22:27

Miguel Oliveira andou como peixe na água no Circuito Mandalika Street. Após a sua quarta vitória no MotoGP, o chefe da KTM, Pit Beirer, forneceu as explicações para este triunfo.

O piloto de fábrica da KTM logo no primeiro treino livre (TL1) de sexta-feira, andou quase sempre entre os dez primeiros, e com a 7ª posição na grelha estabeleceu uma base importante para o sucesso na corrida molhada de 20 voltas.

Depois de dois Grandes Prémios, a KTM já conquistou 45 dos 50 pontos possíveis no campeonato de Construtores, liderando os austríacos pela primeira vez este campeonato, com a Ducati quatro pontos atrás. Além disso, a Red Bull KTM lidera pela primeira vez o Campeonato do Mundo de Equipas, doze pontos à frente da Monster Yamaha!

Tencicamente, o que se pode dizer é que o novo dispositivo holeshot da KTM também surpreendeu a concorrência na ilha de Lombok. Miguel Oliveira catapultou-se para o segundo lugar na primeira curva. O que disse hoje sobre isto, o diretor da da KTM Motorsport Pit Beirer, numa entrevista à Speedweek: “O que pressenti sobre o Miguel confirmou-se.”

“O Miguel mostrou claramente do que é feito hoje, depois de encontrar o caminho aqui perfeitamente na sexta-feira”

FRANCESCO GUIDOTTI, CHEFE DE EQUIPA DA RED BULL KTM

É claro que Pit Beirer ficou surpreso quando Oliveira se catapultou de 7º para o 2º lugar após a partida. “Em condições tão difíceis, não é o dispositivo de arranque que faz a diferença, é o piloto. Agora temos um pacote forte”, admitiu Beirer. “Temos um motor superforte para começar, e precisamos de combinar isso com a eletrónica e o dispositivo de arranque. É como um relógio onde tudo deve trabalhar em conjunto. E no final do dia precisamos do piloto que implementará tudo isso em resultados.”

“Tinha extrema confiança no Miguel para este ano porque ele já teve um forte desempenho no Qatar, vimos isso nos dados. Infelizmente, não colocamos o resultado no papel… Estávamos definitivamente confiantes para o fim de semana de Mandalika, mas dadas as condições precárias que prevaleceram hoje, estávamos todos tensos até a última curva”, disse Beirer. “Porque numa corrida de chuva como esta, o menor erro deita tudo por terra.”

Pode então Miguel Oliveira ser rotulado como um especialista de chuva?

“Na verdade ele não fizera nenhuma corrida extraordinária na chuva antes. Mas foi o primeiro no TL3 molhado na Indonésia. Já vimos algumas voltas de chuva extremamente fortes dele antes em Mandalika. Se o Miguel for tão bom como foi este fim de semana, então fica claro para mim que ele é mesmo muito forte na chuva. O Miguel tem um ‘feeling’ inacreditável sobre a moto nestas condições. Ele não a conduz pilotando descontroladamente, ele controla-a com uma incrível quantidade de sentimento. No seco, isso é importante para poupar os pneus, acho que o Miguel também teria sido forte mesmo numa corrida a seco hoje. Mas essa sensação, foi ainda mais importante na corrida molhada.”

A KTM já conseguiu as primeiras pole positions em 2020, com Pol Espargaró no GP da Estíria e em Valência, assim como em 2020 com Oliveira em Portimão. Mas depois do quinto lugar de Pol Espargaró em 2020, o projeto de MotoGP de 2021 falhou um pouco, apesar de Oliveira vencer na Catalunha e Binder na chuva em Spielberg. Afinal, o sul-africano conseguiu o sexto lugar na Copa do Mundo do ano passado.

A KTM foi cautelosa antes da temporada de 2022. Os austríacos queriam colocar um piloto no top 3 ou pelo menos no top 5 do campeonato mundial. Esse era o lema.

Sobre as próximas corridas, Pit Beirer não quer alterar os seus planos.  “Não vamos mudar os objetivos, mas vamos ver como a temporada se desenvolve de semana para semana”, diz. “O MotoGP é muito divertido para nós no momento, porque estamos caminhando pelo fim de semana de GP de maneira diferente e já não dependemos do Brad Binder explodir no domingo. Na verdade, estamos a ir bem em todos os treinos até agora, então o fim de semana constrói-se numa base mais sólida. Isso leva a melhores resultados na qualificação e na corrida. Mas ainda estamos sobre uma fina camada de gelo, devemos manter os pés assentes no chão, manter o foco e seguir em frente.”

“Após cinco anos, entendemos ainda melhor o projeto de MotoGP”, admitiu Pit Beirer. “Aprendemos muito durante o inverno. Agora temos que continuar a trabalhar assim. Se temos dois pilotos entre os cinco primeiros, então temmos uma boa chance de chegar ao pódio. Esse continua a ser o nosso objetivo. Terminar entre os cinco primeiros no MotoGP é uma conquista incrível.“

author avatar
Ricardo Ferreira
4.7 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
2 Comentários
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Costa do Castelo
Costa do Castelo
2 anos atrás

Pois é… perguntem agora à The Race, qual a pontuação que dão ao Miguel e depois digam-lhes que não percebem nada de corridas de moto e principalmente, o que são bons pilotos com o potencial para serem campeões.
Força Miguel

VarioR
VarioR
2 anos atrás

Sentias que era melhor… despachá-lo.
Nunca veio publicamente dar o corpo às balas pelo momento menos bom do Miguel e agora que o Miguel ganha uma corrida, saem todos da toca.
Cambada de hipócritas

2
0
Would love your thoughts, please comment.x