MotoGP, 2022, Indonésia, Enea Bastianini (5º): “Ainda não estamos a 100%”
O Team Gresini Racing teve hoje um forte início no Grande Prémio da Indonésia, com Enea Bastianini a alcançar o quinto melhor tempo nesta nova pista há muito esperada no calendário do MotoGP.
Uma queda durante o que estava a dar forma à melhor volta do dia – pouco antes da bandeira axadrezada ter sido hasteada – impediu o actual líder do campeonato de chegar ao topo das tabelas de tempos. O piloto italiano felizmente escapou ileso da queda após perder a frente da Ducati, numa altura em que o cronómetro oficial marcava -0,244seg, o que em princípio teria dado a volta mais rápida ao vencedor da prova de abertura no Qatar. Para o dia de amanhã, ‘Bestia’ espera que não chova de manhã, considerando que isso facilitaria a sua passagem direta ao Q2.
“Fizemos um bom trabalho, especialmente no TL2. A pista estava bastante húmida esta manhã e aproveitámos a oportunidade para trabalhar também neste tipo de condições – especialmente porque nunca foi o meu melhor cenário. As condições da pista mudaram à tarde: aderência diferente, pneus diferentes… Tive de arranjar um plano, e apesar de um erro no final, as coisas correram bem”, referiu.
“Ainda não estamos a 100% e amanhã teremos de dar mais um passo, esperamos que a pista também melhore. Trabalhámos apenas com pneus médios e macios para o ataque aos tempos, amanhã temos de tentar a opção mais difícil, mas hoje optei por jogar no seguro.”
Top 10 (tempos combinados)
1. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) – 1:31.608
2. Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP™) + 0.030
3. Johann Zarco (Pramac Racing) + 0.285
4. Jorge Martin (Pramac Racing) + 0.296
5. Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP™) + 0.313
6. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) + 0.357
7. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) + 0.400
8. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) + 0.409
9. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) + 0.441
10. Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) + 0.498