MotoGP, 2022, Espanha, TL2: Fabio Quartararo fecha o dia no topo

Por a 29 Abril 2022 14:17

O francês da Yamaha foi fiel à sua promessa de ‘nunca desisitir’ e apesar dos esforços contínuos de Aleix Espargaró (Aprilia) e de Joan Mir (Suzuki), acabaria por levar melhor na disputa do melhor tempo… numa sessão onde Enea Bastianini foi o segundo mais rápido com a Ducati GP21 da Gresini. Miguel Oliveira ficou fora do top 10 e distante companheiro do companheiro de equipa Brad Binder.

Na entrada para os derradeiros 30 minutos da sessão, o francês Fabio Quartararo dominava a sessão com uma volta de 1’37.970. Muito perto do francês da Yamaha estava Pecco Bagnaia, apenas a 45 milésimos, com Joan Mir na Suzuki)logo atrás do italiano da Ducati. Seguiam-se Jorge Martin (Pramac Ducati), Alex Rins (Suzuki) e Aleix Espargaró (Aprilia), com o português Miguel Oliveira na 15ª posição, a cerca de 600 centésimos do melhor tempo de Fabio Quartararo.

Depois de uma breve paragem nas boxes, os principais protagonistas voltavam à ação e Mir de imediato saltou para o topo dos tempos com volta de 1’37.881. Assim, a Suzuki que liderou as duas primeiras posições no TL1 estava de volta, mas por pouco tempo porque depois foi a vez de Aleix Espargaró colocar a Aprilia no topo com 1’37,878. Quartararo que tinha descido a quinto, voltava a entrar ao ataque com a Yamaha M1, subindo a terceiro. Maverick Viñales levava a outra Aprilia ao quinto lugar e Bagnaia descera ao sexto melhor tempo e as KTM a não darem sinal com Binder (16º) e Oliveira (17º) ainda distantes. Mau dia também para as duas motos da Repsol Honda, com Pol Esparagró a ‘segurar’ o sétimo tempo e Marc Marquez em décimo segundo.

A 13 minutos do final, nova tentativa falhada de Quartararo bater os tempos de Aleix Espargaró e de Joan Mir, mantendo-se em terceiro na tabela de tempos. Bagnaia subia a quinto com Jackk Miller em décimo, uma posição à frente de Enea Bastianini. Nesta altura Jorge Martin com o quarto tempo era o melhor das motos da Ducati, num circuito em que a Aprilia, Suzuki e a Yamaha pareciam de facto, bastante mais à vontade que as motos de Bolonha.

A 5 minutos do final, a surpresa veio de Takaaki Nakagami que colocou a Honda LCR no topo da tabela de tempos, numa altura em que Alex Rins (10º) voltava à pista andaluza e Joan Mir (3º) entrava na box para um derradeiro acerto na Suzuki GSXX-R 1000. É nesta altura que Miguel Oliveira que opta por um pneu médio à frente e soft atrás sobe ao oitavo tempo, logo atrás de Fabio Quartararo (7º). A 2 minutos do final as coisas mudam de novo à frente, desta vez com Pecco Bagnaia a registar a volta mais rápida (1’37.283) na frente de Martin e Quartararo que subiu de novo. Bastianini e Nakano fechavam a classificação dos cinco primeiros.

As contas do segundo treino livre de sexta-feira fechariam com Fabio Quartararo no topo com um bom 1’37.071, à frente de Bastianini, Bagnaia, de Martin e Nakano que fecharam o top 5. De salientar o bom sexto lugar de Brad Binder, sendo assim o mais rápido dos ‘KTM Boys’, com Miguel Oliveira fora dos dez primeiros num distante 15º lugar.

A categoria rainha volta amanhã à ação no circuito de Jerez-Ángel Nieto para a terceira sessão de treinos livres, a partir das 8h55.

  

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x