MotoGP, 2022, Espanha, Fabio Quartararo (1º): “Adoro quando a pressão aumenta”
O primeiro treino livre de Fabio Quartararo foi turbulento e doloroso, mas à tarde o piloto de fábrica da Yamaha destacou o seu papel de favorito em Jerez com o tempo mais rápido no TL2.
O francês caiu na curva 13 no TL1 e depois teve uma convulsão de dor depois de receber um forte golpe entre as pernas. “Foram cinco minutos difíceis após o acidente”, confessou o francês de 23 anos antes de voltar a sorrir e dizer, “Está tudo bem, ainda posso fazer filhos”, ironizou El Diablo que evitou um forte impacto quando se soltou rapidamente da moto quando a roda traseira deslizou no asfalto fazendo rodopiar a M1.
Apesar da experiência dolorosa durante a manhã, Quartararo ficou muito feliz com a sua sexta-feira depois do melhor tempo no TL2. “Fiquei surpreendido porque não costumamos fazer tão bem às sextas-feiras. Hoje demos um bom passo em frente. Nem sequer estou a pensar na classificação, isso é uma questão menor, mas a sensação que tive com a moto foi boa.”
Falando nos adversários, quais El Diablo classifica como o mais forte? “Não faço ideia, ainda tenho que olhar para o ritmo dos outros. Também acho que a pista vai mudar muito de sexta para sábado. Amanhã, depois da qualificação, veremos quem está nas três primeiras filas e quem tem o melhor ritmo. É impossível dizer hoje. Vi um pouco que Bagnaia, Mir e Aleix [Espargaró] tinham um ritmo forte. Mas também não faço a mínima ideia de quanto combustível todos eles tinham no depósito.”
Sobre a moto, Fabio Quartararo referiu na sala de imprensa de Jerez: “Temos uma margem com o nosso ritmo porque sabemos que com mais aderência, teremos um melhor desempenho da moto. Este será um ponto forte para nós, e já consegui fazer uma grande volta esta tarde, por isso estou bastante contente. Sabemos onde podemos melhorar. Não estou nervoso com isso, porque sei que consigo lidar com isso. Quando a pressão aumenta tudo se torna ainda melhor, adoro isso”, concluiu.
O MotoGP retoma a ação a partir das 8h55 de amanhã para o terceiro treino livre.