MotoGP, 2022, Argentina, Q2: Aleix Espargaró dá pole histórica à Aprilia
Ironicamente, o espanhol de 32 anos vai começar a sua 200ª corrida na categoria rainha a partir da pole. É também a primeira pole de MotoGP da Aprilia!
O super sábado em Termas de Río Hondo chegou ao fim com a qualificação de MotoGP. Por definir estava o autor da pole position. O segundo treino livre já havia mostrado que a Aprilia estava forte. Aleix Espargaró e Maverick Viñales dominaram. Os dez primeiros foram: Aleix, Viñales, Miller, Quartararo, Brad Binder, Rins, Mir, Zarco e Marini. O Q1 teve lugar em condições de sol, como previsto para todo o fim-de-semana, com um vento mais forte do que de manhã, 25 graus no ar e 42 graus na pista.
Maverick Viñales estabeleceu a primeira referência com um 1:38.8. Pol Espargaró observava da sua garagem. Ia jogar uma única carta, pois já não tinha pneus. Jorge Martín esmagou o tempo do piloto. Aleix Espargaró foi ainda mais rápido, com um brutal 1:38.1. Jack Miller cruzou a linha de chegada… e caiu. A sua primeira moto ficou destruída, mas apanhou uma scooter e voltou para a box.
Fabio Quartararo e Martin pareciam ser as únicas ameaças a Aleix. Mas Fabio quase colidiu com Miller e teve de sair. Já tinham passado um mau bocado em Mandalika. Os comissários irão investigar a acção. Jorge Martin deixou toda a gente espantada. Passou abaixo das 1:38 com uma espectacular última volta. Aleix teve de fazer um esforço e fê-lo. Uma volta impressionante para dar à Aprilia a sua primeira pole position no MotoGP. Já conseguiram duas em 500cc com Harada (1999) e McWilliams (2000).
Esta é a terceira pole position do nativo Granollers no MotoGP: a primeira foi em Assen em 2014 com a Forward Yamaha; a segunda, em Barcelona, em 2015 com a Suzuki e agora esta. Aleix nunca ganhou uma corrida no Campeonato do Mundo e acaba de celebrar o seu 200º Grande Prémio. Apenas recompensa pelo seu trabalho árduo.
Muito bom Martin, 2º; Marini, 3º e Pol, 4º, ressurgindo após um péssimo começo do dia. Dois pilotos discretos da Suzuki, Mir e Rins.