MotoGP, 2021: Vemo-nos em 2023, Toprak? Lin Jarvis da Yamaha

Por a 4 Setembro 2021 14:46

Parece agora que há um convite formal ao Turco Toprak Razgatlioglu para a MotoGP para 2023, quer ganhe ou não nas SBK

Mesmo se ele ainda conseguir ganhar o título em 2021 e voltar a sair-se muito bem no próximo ano, porque não mudar? Lin Jarvis

Já se sabia que Toprak Razgatlioglu recusou delicadamente o convite da Yamaha para integrar já para o ano a equipa de moto GP da Petronas, que perdeu os seus dois pilotos com a subida de Morbidelli à equipa oficial e a retirada anunciada de Valentino Rossi.
Até Valentino Rossi visitou a ronda do Campeonato Mundial de Superbikes em Misano em Junho e perguntou ao turco Toprak Razgatlioglu, de 24 anos, se estava interessado em estrear-se na equipa cliente da Yamaha Petronas no Campeonato Mundial de MotoGP em 2022. Mas o actual líder do Campeonato Mundial de Superbikes e piloto de fábrica da Yamaha e o seu manager Kenan Sofuoglu deixaram inequivocamente claro logo a seguir que Toprak Razgatlioglu permaneceria no Campeonato Mundial de Superbikes por mais dois anos, porque em Junho não era óbvio que ele pudesse ganhar o título contra Johnny Rea e a Kawasaki já em 2021.

A resposta do Turco foi que, para já, queria concentrar-se em vencer o mundial de Superbike, mas isso não desmotivou Lin Jarvis, Gestor da competição da marca de Ywata, que agora diz ter estendido o convite para 2023.

Assim a Moto GP espera herdar um vencedor em Superbike, além de um piloto feroz capaz de extrair o melhor de um protótipo de MotoGP, que a Yamaha tanto precisa depois de perder dois dos seus melhores pilotos com a saída súbita de Viñales e a anunciada a reforma de Valentino Rossi.

Lin Jarvis, Director Geral da Yamaha Motor Racing, respeita as intenções de Razgatlioglu, que com a Yamaha Pata lidera a classificação das Superbike com 316 pontos, 5 mais do que Rea, que tem apenas quatro vitórias em corrida, enquanto Toprak já reivindicou seis este ano.

22 das 39 corridas do Campeonato do Mundo estão concluídas, com mais 2 corridas em Magny Cours este fim-de-semana.

“Conhecemos Toprak e a sua direção no GP austríaco e tivemos uma conversa com eles”, relata Lin Jarvis. “Foi agradável, tivemos uma conversa amigável com Toprak sobre o seu futuro, mas para já eles estão fixados no Campeonato Mundial de Superbikes, sentem-se lá confortáveis. Estão ali numa missão. Toprak quer ganhar um ou dois campeonatos mundiais com a Yamaha antes de avançar para o MotoGP. Para 2022, a promoção foi excluída desde o início porque o título de SBK poderia não estar decidido até 14 de Novembro na Indonésia.”

É demasiado tarde, não podemos esperar tanto tempo para escolher um piloto no MotoGP. Toprak está agora no topo, mas ganhar o título não é uma questão fácil, por isso ele ficará definitivamente com as Superbikes em 2022. Mas se ele ainda conseguir ganhar o título em 2021 e voltar a sair-se muito bem no próximo ano, porque não mudar? Depois podemos muito bem vê-lo aqui no MotoGP. Ele é um piloto realmente muito talentoso”.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x