MotoGP, 2021: Toprak Razgatlioglu tem interesse no MotoGP
Kenan Sofuoglu tem um plano claro para Toprak Razgatlioglu, que passa por ascender à MotoGP
Como mentor, Kenan Sofuoglu gere a carreira de Toprak Razgatlioglu. O piloto turco já ganhou nas Copas Yamaha e Red Bull Rookies e nas Superstock 600 e depois andou nas superstock 1000.
O piloto de 24 anos corre nos Mundiais de Superbike desde 2018 e é um dos maiores talentos dos últimos anos.
Razgatlioglu fez a mudança da Kawasaki ZX-10RR para uma Yamaha R1 com cores oficiais no inverno passado e venceu espetacularmente a primeira corrida da temporada de 2020 em Phillip Island.
Apesar de uma lesão, terminou em quarto lugar no Campeonato do Mundo, esteve nove vezes no pódio e venceu três corridas.
Sofuoglu tem um percurso de carreira claro para o seu compatriota: primeiro vai sagrar-se Campeão do Mundo de Superbike e depois mudar-se para o Mundial de MotoGP.
“Já havia interesse no Toprak da classe MotoGP”, disse Sofuoglu. “Foi uma boa oferta de uma boa equipa, mas tínhamos fixado o objetivo do Campeonato do Mundo de Superbike em 2020. Quando o levei ao Campeonato da Europa de Superstock 1000, deixei claro que alguns anos no Campeonato do Mundo de Superbike são importantes para ele.”
Só em certas circunstâncias Sofuoglu se desviaria do plano original.
“Se o Toprak ganhar tudo no Campeonato do Mundo de Superbike em 2021 e receber uma oferta de uma equipa de fábrica, vou reagendar. Toprak gostaria de avançar para o Campeonato do Mundo de MotoGP. Mas o nosso plano é que ele faça algo histórico no Campeonato Mundial de Superbike e se torne uma lenda.”
Alguns contratos de pilotos nas equipas de fábrica de MotoGP correm até ao final de 2022, mas 12 dos 22 pilotos terão de renegociar depois da temporada de 2021, e haverá algumas oportunidades então.
Para o efeito, o campo será expandido para 24 motos, porque a Aprilia vai reclamar dois dos seus próprios lugares na grelha de partida e a Gresini Racing voltará a atuar como uma “equipa independente”.
Razgatlioglu vai voltar a competir pela equipa de fábrica da Yamaha no Campeonato do Mundo de Superbike este ano, onde terá de assumir a liderança após a mudança de Michael van der Mark para a BMW.
Com o campeão do mundo de SSP Andrea Locatelli, tem um estreante como seu novo companheiro de equipa.
O fabricante japonês sabe das qualidades do homem da cidade turística de Alanya.
“O nível dos nossos pilotos de Superbike não é mau”, disse Andrea Dosoli, chefe de corridas da Yamaha no campeonato do mundo. “Deu para ver quando o Garrett Gerloff correu na MotoGP em Valência. Alguns pilotos do paddock da Superbike também poderiam sair-se bem no MotoGP. O sonho do Toprak é tornar-se campeão mundial de Superbike. Se conseguir isso, não me surpreenderia se uma porta se abrisse para ele. Mas isso não está nas minhas mãos. Não tenho nenhuma informação interna de que seja esse o plano.”
Desde Danilo Petrucci em 2012, nenhum piloto foi transferido das SBK para a classe rainha, e o Moto2 provou ser uma excelente escola de MotoGP.
“Com Moto3 e Moto2, há um caminho claro para o Campeonato do Mundo de MotoGP, é lógico que as equipas olhem mais para esses pilotos”, disse Dosoli. “Eles acompanham a forma como crescem e se desenvolvem ao longo dos anos. Quando o seu potencial é revelado, estendem a mão. É mais fácil para as equipas de MotoGP seguirem estes pilotos.”
Além disso, em média, o campeão do mundo de Moto2 é geralmente muito mais jovem do que os melhores pilotos do Campeonato do Mundo de Superbike.
Com a lenda Kenan na condução…
Melhor cenario: Toprak campeão (ou vice do 7º trofeu do REA), Rossi reforma-se, Toprak assume a Yamaha Petronas…
Sofuoglujá já deve estar fazendo seu trabalho, Toprak tem de fazer o dele em 2021!
Era bom de ver