MotoGP, 2021, Silverstone: Aprilia quer Viñales já em Silverstone
A Aprilia ficou particularmente satisfeita com a alínea de rescisão do contrato de Viñales com a Yamaha que diz “com efeito imediato”, e está a pensar alinhar com ele já em Silverstone
Os homens de Noale procuraram, mas não encontraram nada sobre uma possível cláusula de restrição ou não-concorrência, que teria obrigado o homem que assinou para andar na RS-GP em 2022 a ficar em casa até ao final da época.
Uma oportunidade inesperada para Massimo Rivola, cuja missão nas últimas horas tem sido a de colocar o seu novo recruta na sua moto o mais cedo possível.
Na Yamaha, não mantiveram Viñales manietado por mais tempo do que o necessário, mas também não decidiram impedi-lo de continuar a sua carreira este ano. Foi um gesto nobre, uma vez que é provável que o fabricante japonês veja o espanhol regressar à MotoGP já em Silverstone com outra marca, que, claro, não está em grande posição de fazer sombra à Yamaha.
Se for este o caso, o Grande Prémio da Grã-Bretanha de 2021 poderá marcar a estreia de Viñales na Aprilia..
Isto é aparentemente permitido pela declaração de fim de jogo emitida pela Yamaha, que é recordada como se segue: “após o GP da Holanda (28 de Junho de 2021) foi anunciado que a Yamaha e Maverick Viñales terminariam o seu contrato de dois anos para 2021-2022 no final da atual época de MotoGP. Na sequência dos recentes acontecimentos no Grande Prémio da Estíria e após uma análise exaustiva por ambas as partes, foi tomada uma decisão mútua para separar as partes com efeito imediato.”
Maverick Viñales tem assim a liberdade de antecipar a sua chegada à Aprilia do início da próxima época, abrindo a oportunidade para que a equipa de Noale se concentre imediatamente no espanhol em Silverstone e venha a terminar o Campeonato do Mundo em vez de Lorenzo Savadori, que ainda por cima ainda está meio lesionado, ao lado de Aleix Espargarò.
O Grande Prémio da Grã-Bretanha tem lugar na próxima semana em Silverstone. E tudo indica que Massimo Rivola está a trabalhar arduamente para colocar Viñales na RS-GP já nessa altura. Contudo, se o acordo não puder ser concluído dentro deste prazo, não seria surpreendente que o piloto catalão fizesse a sua estreia com as suas novas cores na próxima ronda, o Gran Premio de Aragón a 10-12 de Setembro, depois de ter completado previamente alguns testes privados com a equipa italiana.