MotoGP, 2021: Segunda visita a Portimão em Novembro, em vez da Austrália?
A equipa de crise da Dorna Sports está a mexer com o plano de contingência para a segunda metade do calendário, e a hipótese de um segundo GP em Portimão é cada vez mais real
O GP de Phillip Island 2021 está em risco, e poderia ser cancelado já no próximo fim-de-semana.
Há uma semana atrás, a detentora dos direitos comerciais do Mundial, a Dorna Sports e a FIM tiveram de confirmar o cancelamento do GP do Japão em Motegi devido à pandemia de Covid-19 e apresentar um calendário revisto.
Já em Fevereiro, o calendário original tinha sido virado do avesso. Nessa altura, a Argentina e o Texas foram cancelados e adiados para Abril, mas um segundo evento foi agendado em Doha no Qatar a 4 de Abril e Portimão foi acrescentado ao calendário como uma prova de substituição a 18 de Abril.
Nos próximos dias, será muito provavelmente divulgada outra atualização do calendário, com o cancelamento do GP de Phillip Island na Austrália.
Isto porque as autoridades do estado de Victoria exigem que a “bolha da Dorna” seja mantida, com corredores delimitados dos hotéis para o circuito e com uma escolha fixa de quatro a cinco hotéis para todos os membros aprovados das equipa.
Mas na pequena cidade de Cowes, a cerca de 10 km do circuito de Phillip Island, existe apenas um pequeno número de hotéis de tamanho médio, pelo que a maioria das equipas reservam quartos em casas de férias na ilha, que fica a cerca de 2 horas de carro de Melbourne.
Por conseguinte, as exigências das autoridades sanitárias locais impraticáveis. Assim, a Australian Grand Prix Corporation, como organizadores, não terá outra opção senão cancelar a ronda do Campeonato Mundial, como já o fez em 2020.
Os funcionários da Dorna estão em contacto quase diário com a Austrália, onde todo o continente se desligou em grande parte do resto do mundo devido à crise do Covid-19.
O GP do Texas no Circuito das Américas (COTA) permanece no calendário para 3 de Outubro.
Depois disso, haverá um fim-de-semana sem corridas. A Tailândia está então marcada para 17 de Outubro, e o GP da Malásia poderá ter lugar no Circuito de Sepang a 24 de Outubro, a data original para o GP australiano.
Agora, para que o número previsto de 19 Grandes Prémios se realize, de acordo com fontes fidedignas, é quase garantido que um segundo evento se irá realizar em Portimão, na semana anterior à final em Valência.
para mais, o GP argentino de Termas de Río Hondo não encontrará um lugar no calendário em 2021.
Após o edifício das boxes ter ardido e o risco de infeção ainda não ter sido reduzido, este evento foi cancelado. O novo Circuito de Mandalika, na Indonésia, não pode ser inserido como reserva porque a pista ainda não está concluída e, portanto, não receberá a homologação de grau A em 2021.
A Dorna está também a analisar uma versão do calendário com datas de 24 de Outubro: para Buriram na Tailândia, 31 de Outubro para Sepang na Malásia e 7 de Novembro para Portimão, com a final a ficar a 14 de Novembro em Valência.
O único problema é que isto daria às equipas uns estafantes quatro Grandes Prémios em quatro fins-de-semana consecutivos.