MotoGP, 2021: Quartararo vence o BMW M Award pela segunda vez consecutiva
O piloto mais rápido das qualificações na temporada de 2021 do MotoGP foi uma vez mais Fabio Quartararo. E por isso, o francês que conquistou o título mundial recebeu o cobiçado BMW M Award deste ano, pela segunda temporada consecutiva.
O prémio, componente integral das atividades da BMW M como ‘Carro Oficial do MotoGP, foi entregue pela 19ª vez e em 2021 tratou-se do novo BMW M5 CS em Hatch Cinza Metálico. O carro foi entregue a Quartararo no fim de semana em Valência por Franciscus van Meel, CEO da BMW M GmbH, e Carmelo Ezpeleta, CEO da detentora dos direitos de MotoGP Dorna Sports.
O francês garantiu a pole position cinco vezes esta temporada a caminho de conquistar o seu primeiro título do Campeonato do Mundo de MotoGP. Quartararo recebeu o seu novo BMW M5 CS após a última qualificação da temporada no sábado. A entrega formal de Franciscus van Meel e Carmelo Ezpeleta teve lugar no MotoGP VIP Village no ‘Circuito Ricardo Tormo’ de Valência. “O BMW M Award tem sido uma parte importante do MotoGP desde 2003 e a cerimónia de apresentação no sábado à tarde do final da temporada é uma boa tradição”, disse Ezpeleta.
“Tem sido uma temporada fantástica para mim, ganhar o meu primeiro Campeonato do Mundo de MotoGP e o meu segundo BMW M Award é a cereja do bolo no final deste ano especial”, disse o vencedor Quartararo. “Estou muito feliz por ter ganho o BMW M Award novamente em 2021, tendo conquistado a minha ‘primeira vitória’ no ano passado. Gosto de conduzir o BMW M2 CS do BMW M 2020 Award, mas devo dizer que o novo BMW M5 CS obviamente chamou minha atenção assim que foi apresentado como carro prémio deste ano. Mesmo de fora, pode-se perceber quanta potência e desempenho possui. É fantástico levá-lo para casa comigo. Muito obrigado à BMW M GmbH, que está envolvida no MotoGP há tantos anos e que destaca e reconhece o nosso desempenho como pilotos com o Prémio BMW M. ”
O BMW M5 CS é o novo modelo topo e de alta performace da gama BMW M. Com o seu motor V8 de 4,4 litros a debitar 635 cv, é o carro mais potente da história da empresa. Marc Marquez foi o piloto que mais vezes venceu o BMW M Award, sete vezes consecutivas. Valentino Rossi e Casey Stoner têm três vitórias no BMW M Award registadas em seu nome. Fabio Quartararo e Jorge Lorenzo foram homenageados como o melhor classificado em duas ocasiões, enquanto Sete Gibernau e Nicky Hayden receberam o prémio uma vez.