MotoGP, 2021, Portimão:AIA marca regresso à Europa

Por a 12 Abril 2021 14:00

Depois dos testes de pré-época e de dois Grandes Prémios no Qatar, as estrelas do MotoGP vão estar este fim-de-semana em Portimão para o Grande Prémio 888 de Portugal

O GP de Portugal foi colocado no calendário de emergência da temporada 2020 pela primeira vez desde o Estoril, em 2012.

Portimão teve a sua estreia no MotoGP como o evento final da temporada em novembro do ano passado, e o herói local Miguel Oliveira da KTM conseguiu a sua segunda vitória no MotoGP após sair da pole position.

Uma vez que as corridas no estrangeiro nos EUA e na Argentina tiveram de ser adiadas indefinidamente no início deste ano, o Autódromo Internacional do Algarve voltou a ser utilizado como pista de reserva: de 16 a 18 de abril, a terceira prova do Campeonato do Mundo de Motociclismo de 2021 vai decorrer no percurso de 4,592 km, conhecido pelas suas subidas e descidas.

O traçado tem 15 curvas, nove curvas à direita e seis curvas à esquerda e é já considerado dos mais exigente do Mundial.

A reta da meta tem 969 metros de comprimento e 18 metros de largura. O resto do percurso tem 14 metros de largura. O gradiente máximo é de 6,2% e o gradiente máximo é de 12%.

As curvas têm um relevé de 2 a 8 por cento e o complexo das boxes tem 42 garagens de 135 metros quadrados cada. O paddock é enorme e cobre um total de 72.000 metros quadrados.

Johann Zarco da Ducati Pramac chega como líder do campeonato mundial. O

piloto francês está no topo da tabela do Campeonato do Mundo, depois de dois segundos lugares, mas apenas quatro pontos à frente da dupla da Yamaha Quartararo e Viñales, que conseguiram festejar uma vitória cada.

Porém, todos os olhos estão postos no regresso planeado do seis vezes campeão do mundo de MotoGP Marc Márquez, que não se senta na sua moto de MotoGP desde julho de 2020.

Na classe de Moto2, o piloto da Kalex Sam Lowes (Marc VDS) foi invicto no Qatar com duas pole positions e duas vitórias.

Os seus perseguidores incluem Remy Gardner, o recém-chegado da Ajo que venceu justamente em Poertimão o ano passado e está dez pontos atrás na classificação do Campeonato do Mundo.

Nove pontos separam os dois primeiros classificados do Mundial de Moto3: o estreante da KTM Red Bull Ajo, Pedro Acosta, lidera a tabela após a sensacional vitória saído das boxes, à frente de Darryn Binder (Honda).

Com a primeira corrida europeia, os estreantes da Red Bull Rookies também estão à prova em Portimão, à procura do próximo Acosta.

Como há uma diferença de tempo de uma hora entre Portugal e a Europa Central, a classe de MotoGP troca o horário dos treinos e iniciará a sua corrida no domingo às 13:00, à frente da classe de Moto2. Isto também evita que a corrida se sobreponha à Fórmula 1 em Imola.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x