MotoGP, 2021, Portimão: 10 factos antes do Grande Prémio de Portugal

Por a 18 Abril 2021 11:10

Pela 11ª vez no MotoGP, Fabio Quartararo da Yamaha Monster Energy vai alinhar a sua YZR-M1 na primeira posição na grelha. O francês beneficiou da eliminação da volta de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e pretende voltar às vitórias consecutivas em 2021. Seguem-se 10 estatísticas que surgiram da ação de sábado no Grande Prémio 888 de Portugal em Portimão:

1. Quartararo qualificou-se pela primeira vez na pole position desde o GP de Aragão no ano passado e pela 11ª vez na classe rainha, menos uma do que os seus companheiros de equipa Maverick Viñales e Johnny Cecotto.

2. Nas suas 10 poles anteriores, Quartararo terminou no pódio por seis vezes, incluindo duas vitórias, ambas em Jerez no ano passado (Espanha e Andaluzia).

3. Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) classificou-se como o melhor piloto da Suzuki, igualando o seu melhor resultado de qualificação no MotoGP de Valência 2018 e na Europa em 2020, quando terminou as duas corridas em segundo lugar.

É apenas a sua quinta partida da primeira linha na carreira na classe rainha e coloca o homem da Suzuki ao alcance de um primeiro pódio de 2021.

4. Johann Zarco (Pramac Racing) classificou-se em terceiro lugar como o piloto da Ducati mais bem classificado para a sua primeira partida consecutiva desde 2018 (Japão/Austrália/Malásia). Pode subir ao pódio pela primeira vez em três corridas consecutivas no MotoGP.

5. Com Quartararo e Zarco, esta é a primeira vez que há dois pilotos franceses na primeira fila desde Brno no ano passado (também com Quartararo e Zarco).

6. Franco Morbidelli (Yamaha Petronas SRT) classificou-se em quinto lugar, naquele que é o seu melhor resultado de qualificação desde que foi segundo em Portugal no ano passado, a caminho de terminar a corrida no terceiro lugar (o seu mais recente pódio).

7. Depois de passar pela Q1 pela quinta vez no MotoGP (excluindo Andaluzia 2020), Marc Márquez (Honda Repsol Team), que regressa de lesão este fim de semana, qualificou-se no sexto lugar, e é a primeira vez que não consegue a qualificação na primeira linha desde que foi 11º na Malásia em 2019 (embora tenha terminado em segundo depois).

8. Aleix Espargaró (Aprilia Racing Team Gresini) qualificou-se em sétimo lugar pela segunda corrida consecutiva. Ele vai tentar dar à Aprilia o seu primeiro top 5 final desde a introdução do MotoGP em 2002.

9. Luca Marini (SKY VR46 Avintia), que terminou em segundo lugar na corrida de Moto2 no ano passado em Portimão, classificou-se em oitavo lugar como melhor estreante no seu melhor resultado de qualificação no MotoGP até agora e vai tentar marcar os seus primeiros pontos na classe. Marini recuperou no TL4 depois de uma queda super-rápida minutos antes.

10. Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) passou pela Q1 pela 14ª vez no MotoGP e conseguiu juntar-se à Q2 pela quinta vez, juntamente com a Catalunha e San Marino em 2019, e o Qatar e Doha este ano. Dos sete pódios de MotoGP até agora, quatro deles vieram depois de não ter conseguido arrancar das duas primeiras linhas da grelha.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x