MotoGP, 2021, Mugello: Quartararo vence, Oliveira sublime em segundo!
Quando Bagnaia deitou fora a liderança logo de início, Quartararo só teve de fugir com a vitória e a prepotência da secretaria quase teve uma palavra a dizer nos resultados, tentando desclassificar Oliveira
Com Bagnaia a saltar para a frente, seguido de Quartararo, Miguel Oliveira teve um arranque espetacular para se colocar em terceiro à frente de Johann Zarco e Miller, Binder, Mir e Rins a seguir.
Com Aleix Espargaró 9º, Marc Márquez 10º e Morbidelli a seguir, o rápido Nakagami era apenas 13º…
Zarco passava Oliveira para terceiro logo a seguir, enquanto Bastianini tentava regressar de um estranho acidente que o viu embater em Zarco na volta de aquecimento e cair.
A segunda volta foi ainda mais dramática, com Marc Márquez primeiro, e depois o líder Bagnaia, a caírem, levando Quartararo à liderança e Oliveira de novo a terceiro.
Nas voltas seguintes Quartararo consolidou a sua liderança com Zarco e Oliveira colados, e a 2 segundos de distância, um enorme luta a desenvolver-se entre Miller e as Suzuki, com Rins e Mir em quinto e sexto.
Logo atrás Binder chegava a sétimo e Aleix Espargaró a oitavo e, incrivelmente, o tester da Ducati Michele Pirro estava em nono!
Só à sétima volta, sem alterações na dianteira, é que Nakagami viria passar Pirro para nono mas por essa altura a diferença para o 8º Aleix Espargaró era já de mais de 3 segundos, com Viñales incrivelmente perdido em 12º entre Pol Espargaró e Iker Lecuona.
Morbidelli tinha ido à gravilha na queda de Márquez e recuperava lentamente enquanto nos lugares do pódio Oliveira, tentava atacar o segundo Zarco, ambos já a 2,5 segundos do líder Quartararo .
As Suzuki atacavam igualmente em quarto e quinto e a meio da corrida estavam a um segundo e meio de Oliveira, que decerto informado da sua aproximação, faz uma manobra perfeita e passa Zarco nos travões para segundo.
Nem um momento cedo demais, pois logo a seguir, a 6 voltas do fim, ambas as motos de Hamamatsu passam Zarco e Mir persegue já Oliveira quando, uma volta mais tarde, Rins cai mais uma vez na curva Puccini… quatro quedas sucessivas para o Espanhol!
Duas voltas depois, Nakagami perde a frente em Biondetti a alta velocidade seguido por Pirro logo a seguir, e com isso, Viñales, Petrucci e Lecuona estão no Top10.
Na volta final, um intervalo de 3,6 segundos permite a Quartararo vencer confortavelmente e Oliveira ainda aguentava a pressão de Mir para acabar segundo, mas por cruzar 20 cm de ângulo verde na saída de uma trajetória, foi reposto para terceiro e Mir elevado a segundo!
Publicamos a tabela como ela é mostrada no final pois após a bandeira, a direção de prova decidiu que Mir fizera o mesmo e repôs o 2º de Oliveira!