MotoGP, 2021, Mugello – Jason Dupasquier: Mais uma estrela a brilhar alto

Por a 1 Junho 2021 00:05

Dos títulos de Supermoto ao domínio das provas nacionais na Suiça, da Rookies Cup à Moto3 no panorama internacional, Dupasquier foi uma estrela em ascenção, que agora brilha mais alto que todos nós. Infelizmente, um estúpido acidente tirou a vida a este jovem talento… com 19 anos e uma promissora carreira pela frente. (2001-2021)

Filho do ex-piloto de motocross Philippe Dupasquier e de mãe portuguesa – natural de Salvaterra de Magos – o jovem piloto suíço Jason Dupasquier perdeu no passado fim de semana a vida no GP de Itália.

Jason Dupasquier iniciou a sua carreira na competição de Supermoto e foi várias vezes campeão nacional suíço. Depois fez a bem sucedida mudança para os circuitos mundialistas, reclamando a coroa do ADAC NEC Championship Moto3 em 2016, antes de passar para o Campeonato do Mundo de Juniores em 2017.

O adolescente suíço fez progressos constantes ao longo de 2017 e estava pronto para fazer a sua estreia na Red Bull Rookies Cup em 2018, antes de partir o seu fémur esquerdo na segunda ronda do Campeonato do Mundo de Juniores Moto3. Falhou toda a campanha da Taça Rookies de 2018, mas voltou mais forte do que nunca em 2019. Terminou o Campeonato do Mundo FIM Júnior de 2019 em Moto3. A sua forte forma na segunda metade de 2019 valeu-lhe, com razão, uma passagem para o Campeonato do Mundo em 2020, com o piloto suíço a fazer a sua estreia com a equipa PrüstelGP. O número 50 aprendeu muito ao longo da sua campanha com principiante, aproximando-se gradualmente cada vez mais do pelotão principal.

Em 2021, regressou rejuvenescido, conseguindo instantaneamente um lugar dentro dos cinco primeiros durante o Treino Livre no dia de abertura da temporada no Qatar. Ele seguiria essa forma até domingo, com um lugar entre os dez primeiros na corrida. Seguiram-se mais dois pontos nos Grandes Prémios de Doha e no Grande Prémio de Portugal, antes de chegar ao melhor resultado da sua carreira no Circuito de Jerez – Angel Nieto -7º lugar. 

O promissor talento suiço chegou ao Grande Prémio de Itália como décimo classificado no Campeonato do Mundo, tendo obtido uns impressionantes 27 pontos nas cinco rondas iniciais da época. 

No circuito de Mugello, Jason parecia predestinado a um bom resultado. No primeiro treino livre estava em 13º, no TL3 brilhou com o 5º tempo mais rápido, e quando teve o seu fatal acidente lutava com todas as suas forças por um lugar entre os primeiros. 

À família, amigos, equipa e entes queridos de Jason Dupasquier, endereçamos as nossas mais profundas condolências.

Até sempre campeão!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x