MotoGP, 2021, Misano: Akrapovič: 30 anos a construir um património

Por a 15 Setembro 2021 17:00

A Akrapovič celebra o seu 30º aniversário em 2021, e a sua herança de competição é uma das partes mais importantes da empresa

Costuma dizer-se que contra factos não há argumentos, e a qualidade da Eslovena Akrapovič estabeleceu-a como a empresa líder no segmento de escapes.

A empresa era inicialmente constituída pelo motociclista esloveno Igor Akrapovič, que correu e afinou as suas próprias motos antes de começar a trabalhar nas dos outros, mesmo as dos seus rivais!

Esta paixão levou-o a iniciar o seu próprio negócio, principalmente apenas escapes de motos de corrida, mas também compósitos, a partir dos quais rapidamente se expandiu para o mercado de motos de estrada, bem como para o setor automóvel.

Três décadas após o seu início, a empresa opera a partir de duas instalações de alta tecnologia na Eslovénia, com mais de 1.400 empregados.

A sua sede é em Ivančna Gorica, onde está localizado o departamento de corridas, e todo o processo de produção, desde a fabricação de tubos até à montagem final, tem lugar em Črnomelj.

As corridas são uma grande parte do DNA da Akrapovič, pronunciado acrapovitche.

A primeira vitória da empresa numa corrida do Campeonato Mundial foi assegurada por Akira Yanagawa (Kawasaki) nas SBK em 1997, com o primeiro título Mundial em 2000, quando Colin Edwards (acima) triunfou em SBK na sua Honda VTR… e sabemos como é difícil fazer a Honda engolir um sapo e usar equipamento de outros fabricantes.

Entrando no MotoGP em 2002 e construindo um caminho para criar os escapes mais procurados da grelha, Akrapovič garantiu a sua primeira vitória na categoria rainha em 2011 e ganhou o seu primeiro Campeonato de MotoGP um ano mais tarde, e depois outro título em 2015.

Todos os três marcos foram alcançados por Jorge Lorenzo numa Yamaha, e o terceiro marcou o 100º título para a empresa eslovena. Este número subiu agora para mais de 140, com muitos dos que vêm na Moto2 e Moto3 e incluindo o atual campeão de MotoGP, Joan Mir (Team Suzuki Ecstar).

Akrapovič é o único fabricante de sistemas de escape que fornece sistemas de escape às equipas de MotoGP, Moto2, e Moto3, e não apenas com base no fornecimento.

É também um parceiro técnico, trabalhando de perto na fase de desenvolvimento e na colaboração contínua entre as duas partes. Em 2021, cinco equipas de fábrica na grelha do MotoGP, na prática 17 dos 22 pilotos têm nas suas máquinas sistemas de escape Akrapovič.

Akrapovič passou 30 anos a construir o seu património. Este património continua a expandir-se e a desenvolver-se, graças à dedicação do seu pessoal e à paixão e confiança dos pilotos, fabricantes e equipas.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x