MotoGP, 2021, Misano 2, Q1: Bagnaia faz o melhor tempo e Quartararo fica fora da Q2
Francesco Bagnaia conseguiu estabelecer o melhor tempo da sessão e, juntamente com Iker Lecuona, garantiu um lugar na Q2. Fabio Quartararo deu tudo o que tinha para conseguir fazer o mesmo, mas não foi suficiente. Amanhã sairá da 15.ª posição.
Com a presença dos dois candidatos ao título desta temporada na Q1, esperavam-se as emoções ao rubro com a disputa por um lugar na Q2. O primeiro a estabelecer o seu tempo foi Iker Lecuona (Tech 3 KTM Factory Racing), com 1:37.729.
A luta entre Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) não tardaria a iniciar-se. O italiano, tal como nas sessões anteriores, continuava a levar a melhor, conseguindo manter-se na primeira posição com 1:35.236. Com isto, o francês via constantemente o seu lugar na Q1 ameaçado, ora por Alex Marquez (LCR Honda Castrol), ora por Iker Lecuona.
Na fase final da sessão, Quartararo continuou a dar tudo o que tinha para garantir a passagem à segunda sessão de qualificação, numa altura em que era Marquez a ocupar o segundo lugar, atrás de Bagnaia.
Antes que a sessão terminasse, Bagnaia ainda conseguiria melhorar o seu tempo para 1:33.393, garantindo com facilidade o seu lugar na Q2. Lecuona regressaria à segunda posição, juntando-se assim ao piloto da Ducati.
Fabio Quartararo terminou atrás do espanhol, com 1:34.411, volta essa que viria a ser cancelada, atirando-o para o quinto lugar da sessão. Após aquela que foi a sua pior qualificação da temporada até ao momento, o francês sairá amanhã da 15.ª posição.
Esta qualificação ficou ainda marcada por várias quedas, nomeadamente de Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) e Joan Mir (Team Suzuki Ecstar).