MotoGP, 2021, Jerez – Quartararo: “Foi a minha quarta pole em Jerez”
Fabio Quartararo fez tudo durante o segundo Q2 de ontem para conseguir a sua segunda pole position de 2021, e conseguiu-a em excelente estilo, apesar das diferenças apertadas entre os primeiros.
Quartararo e Viñales, esperaram durante algum tempo depois das luzes no fim do pit lane ficarem verdes para inciarem a sessão final do Q2, para evitar que qualquer outro piloto tentasse segui-los.
Logo que o francês entrou em pista e após a volta de aquecimento habitual, marcou uma volta em 1’36.807s que o colocou imediatamente na pole position provisória. Tentou depois superar esse tempo mas não foi capaz do melhorar. No entanto, ainda era lider por 0,005s quando regressou à box para um novo conjunto de pneus.
A cinco minutos e meio do final da sessão, Quartararo regressou à pista, estabeleceu dois sectores vermelhos, mas cometeu um pequeno erro no sector 3, forçando-o a abortar a volta. Contudo isso não o atrasou. O furacão de Nice baixou a cabeça, concentrou-se e terminou a sessão com uma volta muito veloz (1’36.755s) e suficiente para garantir o primeiro lugar na primeira fila de hoje.
«Jerez é uma das pistas que realmente gosto. O pneu médio e duro estão ambos a funcionar bem, por isso vamos usar o Warm Up para decidir qual deles vamos usar»
Fabio Quartararo: “Já andei quatro vezes com uma Yamaha nesta pista e quatro vezes consegui a pole position. É um momento espantoso, estou realmente feliz com isto. Mas direi que a sessão de hoje do Q2 foi uma qualificação em que eu estava mais no limite. Pensei que ia cair na Curva 6 e na Curva 13. Cometi um erro no Curva 6, mas em última análise o que importa é que hoje conseguimos a pole position. A corrida não vai ser fácil, mas sinto-me preparado e penso que tenho bom potencial”.