MotoGP, 2021, Jerez: Miller aproveita problemas de Quartararo para vencer, Oliveira 11º
O Francês parecia ter a corrida garantida, quando a meio das 25 voltas, perdeu rendimento e foi ultrapassado, deixando Miller colocar a primeira de duas Ducati no pódio
Um arranque muito estranho iria ditar praticamente toda o desenvolvimento da corrida da classe rainha: Pilotos como Viñales e Zarco foram praticamente engolidos no arranque, Viñales baixando para 8º e Zarco para 9º, com Jack Miller a saltar para a frente seguido de Morbidelli, Bagnaia e Quartararo.
Aleix Espargaró estava em quinto na Aprilia, e logo a seguir Alex Márquez tornou-se a primeira baixa, seguido uma volta depois por Binder e Alex Rins à terceira volta.
Com Quartararo a vir para o comando ao longo das quatro voltas seguintes, Bastianini viria cair também e Oliveira ascendia lentamente de 16º a 12º beneficiando também das quedas à sua frente, tal como Marc Márquez que estava apenas a 10º a meio da corrida.
Quartararo tinha aberto um intervalo de quase 1 segundo para Miller, o que por sua vez deixava Morbidelli a 2,6 segundos, quando começou a parece ter problemas e começou a perder terreno.
Miller veio colar-se ao francês, o intervalo de repente reduzido a nada e pouco depois, Miller liderava a 10 voltas do fim, com as duas KTM Tech3 a seguirem Oliveira de perto mais atrás em 13º.
Quartararo estava visivelmente com problemas, aparentemente com o pneu dianteiro, e começou a ser ultrapassado em rápida sucessão primeiro por Bagnaia, e logo por Morbidelli, Nakagami, Mir, Aleix Espargaró e Viñales.
Com o francês a perder cerca de 1 segundo e meio por volta, agora era Marc Márquez a seguir Zarco na ultrapassagem ao anterior líder e a seguir na ordem vinham as Honda de Pol Espargaró e Stefan Bradl, que antecediam Miguel Oliveira em Pista, a caminho de 11º.
Miller veio mesmo vencer por 1,9 segundo sobre Bagnaia, que lidera agora o Mundial, Nakagami foi a melhor Honda em 4º e Mir, ascendendo a 5º, roubou a Aleix Espargaró o que seria o melhor resultado da Aprilia.