MotoGP, 2021, Estíria: Tudo em ebulição no Red Bull Ring

Por a 9 Agosto 2021 15:30

Em retrospetiva, o primeiro Grande Prémio em Spielberg, ou Estíria, se quiserem, trouxe-nos muitas revelações, algumas de factos absolutos, outras de decisões com ramificações que nos levam a ponderar o que acontecerá a seguir

A primeira revelação, e bombástica que foi, mesmo sem ser totalmente inesperada, foi o comunicado de Valentino Rossi, que revelou em direto e ao vivo que vai abandonar a MotoGP no final desta época.

Por muito que já fosse esperada a declaração, causa um efeito dominó, com mais pressão no próprio Valentino para definir os pilotos da sua VR46 e ao mesmo tempo com a revelação categórica de que Viñales definitivamente não seria um deles, estreita o campo de opções para o espanhol demissionário da Yamaha Monster, dando mais força ao poder negocial da Aprilia, praticamente a única porta agora ainda aberta a Viñales, que teve uma prestação medíocre na Estíria, sendo mais uma vez último, quando deixou o motor da sua M1 ir abaixo na grelha e teve de arrancar do Pit Lane muito atrasado.

As manobras de Márquez sobre Espargaró também deram que falar, o facto tornado ainda mais notável pela ensurdecedor silêncio da direção de prova, quando nestes dias a norma parece ser castigar prepotentemente qualquer pequeno deslize… menos se o autor tiver 8 títulos mundiais?

E que dizer do pneu Michelin de Oliveira, que se desfez após 14 voltas, levando-o a parar depois de um fim-de-semana em que ultrapassou dores terríveis para competir? Erro de montagem da equipa, ou defeito de fabrico? Oliveira já criticara a marca francesa esta ano, e desta não lhe fizeram favores…

Igualmente, merece uma menção, aliás até todo um artigo em separado, a extraordinário prestação de Jorge Martin, de lesionado em Portimão há uns meses a vencedor com a Pramac… Igualmente no pódio, Mir soube utilizar o ainda incipiente regulador da altura da Suzuki para melhor efeito, averbando um pódio e reforçando o seu segundo no Campeonato, agora a 51 pontos do líder, que limitou danos com terceiro…

Depois, ouve o descalabro da revelação prematura da subida de Raul Fernández à Tech3, feito a hora despropositada num comunicado oficial da KTM, enquanto os atuais pilotos Lecuona e Petrucci estavam em pista a treinar e não sabiam de nada.

Isto deixou o patrão de Tech3, e incidentalmente também presidente da IRTA, furioso e numa posição desconfortável de ter ocultado o facto dos seus pilotos, que era impossível não saber, e que estavam em lágrimas quando terminaram o treino e lhes disseram que estavam despedidos.

Ainda por cima, embora por razões diversas, isto pode muito bem implicar o final de carreira, pelo menos na MotoGP, para ambos: no caso de Danilo Petrucci, por resultados indiferentes, com um melhor de 5º em Le Mans este ano, e pela sua idade, porque estará a caminho dos 32 anos em 2022…

No caso de Iker Lecuona, a idade não é um fator, mas a falta de resultados sim, pois apenas tem um melhor de França, e com tanta pressão e talento a subir das classes subalternas, é improvável que o piloto de Valência arranje outra colocação na classe rainha…Fala-se das Superbike  para ambos, ou do possível regresso de Lecuona às Moto2, e para Petrux, até de uma eventual participação no Dakar, que o piloto gostaria de concretizar um dia.

O caso é que não é a maneira como a KTM, que se gosta de considerar uma família, trata os seus pilotos normalmente, com Petrucci em lágrimas quando soube da notícia, claramente desmotivante a meio de uma participação num Grande Prémio tão importante para a marca.

No dia, Lecuona salvou o último ponto em 15º e Petrucci nem sequer pontuou ao acabar em 18º ilustrando exatamente o estado de espírito em que terá ficado…

Mais enredo digno de uma telenovela está nas cartas, porém, porque na sequência do seu embate em Pedrosa, Savadori, depois de liderar o primeiro treino no Red Bull Ring, fracturou um tornozelo e deixa vago um lugar… para Dovizioso? A seguir com atenção já a seguir!

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x