MotoGP, 2021, Estíria – Corrida: primeira vitória de Jorge Martin na classe rainha do motociclismo

Por a 8 Agosto 2021 14:22

O rookie Jorge Martin (Pramac Racing Ducati), com apenas 6 corrida no MotoGP, chegou às vitórias na classe de topo do Mundial. No segundo posto ficou Joan Mir (Team Suzuki Ecstar), que esteve quase toda a corrida na luta pela vitória, e no terceiro posto ficou Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP).

Numa corrida marcada pelo terrível acidente na volta 3, e que obrigou ao recomeço da corrida com os pilotos a tomarem as suas posições originais, Martin até tinha perdido a liderança na primeira largada do GP da Estíria, para conquistar a sua primeira vitória no MotoGP, após a segunda partida e mais 27 voltas de corrida.

Classificação GP da Estíria:

Filme da corrida:
Jorge Martin (Pramac Racing Ducati) partiu da pole para a corrida do GP da Estíria, mas foi Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) que saltou para a liderança após a curva 1. Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) ultrapassou Martin na última curva da primeira volta, tendo saltado de quinto da grelha para terceiro, nas primeiras curvas. 

Na volta 3 deu-se o acidente que marcou a corrida e reverteu todos os pilotos às suas posições originais.
Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory Racing), Wildcard da marca austríaca para esta corrida, e Lorenzo Savadori (Aprilia Racing Team Gresini) tiveram um acidente grave. O piloto  Wildcard da KTM e o piloto da Aprilia caíram, com a KTM a incendiar-se depois da Aprilia lhe bater, obrigando à paragem da corrida sob bandeiras vermelhas. A corrida esteve parada durante muito tempo, para limpeza  e remoção das motos, com o recomeço a ser feito com nova largada com os pilotos a saírem das suas posições originais da grelha.

Jorge Martin partiu novamente da pole no recomeço da prova, com Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha MotoGP) a ter que sair do pit lane, já que a sua moto foi abaixo e não conseguiu sair para a volta de aquecimento. 

Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini) e Marc Marquez (Repsol Honda Team) deram um pequeno toque momento na curva 1, repetindo aquilo que tinha acontecido na primeira largada. Na volta seguinte, Marquez saiu muito largo, novamente na curva 1 e perdeu muitas posições. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing), ainda lesionado por causa da queda nos treinos livres, era 12º na volta 2. 

Jack Miller (Ducati Lenovo Team) passou para a liderança, ultrapassando Martin, que devolveu a manobra na volta seguinte, reconquistando o primeiro posto. Joan Mir, que observava estas manobras no terceiro posto, aproveitou a manobra de Martin e também passou Miller para subir ao segundo posto, ainda na volta 4.

Na volta 7, com Martin e Mir já um pouco afastados dos restantes pilotos, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) ultrapassou Miller. O australiano ainda tentou responder de imediato, mas Quartararo defendeu-se bem. 

À volta 10, Martin e Mir seguiam mais de segundo e meio à frente dos adversários. Miguel Oliveira tinha conseguido subir ao 10º posto, atrás do seu colega de equipa Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing). Francesco Bagnaia, que liderava antes da paragem devido ao acidente, era agora 12º.
O azar de Maverick Viñales não se ficou por recomeçar a corrida a partir do pit lane, foi também penalizado por exceder os limites de pista.

Quando faltavam 14 voltas para o fim, Oliveira ficou para trás do pelotão, depois de abrandar e ficar a olhar para a traseira da KTM. No final dessa volta, o piloto português dirigiu-se para a box para abandonar a corrida. Os primeiros sinais, indicam que uma peça da roda da frente da KTM estava solta.

Ainda faltavam 11 voltas e o líder da corrida, Jorge Martin, era avisado pelos comissários para não voltar a exceder os limites de pista. Na volta seguinte, Jack Miller perdeu o controlo da Ducati na travagem para a curva 7 e caiu, ficando arredado da luta pelo lugar mais baixo do pódio, abandonando a corrida. Quartararo estava no terceiro posto, a mais de 5 segundos dos dois homens da frente e com uma vantagem de pouco mais de 2 segundos para Johann Zarco (Pramac Racing Ducati) que com a queda de Miller, herdou o 4º posto. 

A seis voltas do fim, Mir cometeu um pequeno erro e perdeu tempo precioso na perseguição a Martin, que tinha assim mais de 1 segundo de vantagem para o vice-líder.
Até ao fim, o rookie no MotoGP não foi sequer incomodado e geriu como quis as poucas voltas que faltavam para o fim. 
Nos metros finais da corrida, Zarco perdeu duas posições para Brad Binder e Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu), que ainda se tocaram antes da última curva da corrida.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x