MotoGP, 2021: Época arranca com corrida noturna
O MotoGP do Qatar arranca na sexta-feira, dia 26 de março. O facto de ser um Grande Prémio noturno é talvez a sua principal característica
A iluminação utilizada durante a prova de MotoGP, que se realiza no domingo, dia 10 de março, é a mesma quantidade de iluminação necessária para iluminar 70 estádios de futebol. Com a mesma quantidade de luz, poderíamos iluminar uma rua inteira de Doha a Moscovo.
No total, mais de 500 Km de cablagem elétrica são usadas para ligar praticamente tudo no circuito aos geradores de 4.413 Megawatts. Poderíamos até dizer que esta quantidade de energia é suficiente para abastecer 3.000 famílias de tamanho médio.
Como é que isso afeta os pilotos? Na realidade, as corridas noturnas não são muito diferentes das corridas diurnas, dado os imensos sistemas de iluminação em vigor nos circuitos onde se realizam as corridas.
Também é importante perceber que nem toda a iluminação disponível está focada diretamente na pista. Existem luzes de inundação direcionadas para superfícies refletoras projetadas especialmente para reduzir as sombras.
Este é um detalhe importante dado que as sombras podem distrair os pilotos e fazê-los acreditar que há outro piloto por perto quando na verdade não há um.
Mesmo assim, muitos pilotos preferem usar viseiras especiais nos seus capacetes que têm filtros amarelos para reduzir o efeito das sombras. Outros pilotos procuram viseiras mais claras, semelhantes às usadas quando correm à chuva.
Foi em 2008 que se realizou em Losail a primeira corrida noturna do Campeonato do Mundo de MotoGP.
Curiosamente, foi no mesmo ano que se realizou a primeira corrida de GP noturna na história da Fórmula 1 no circuito de Marina Bay, em Singapura.
Desde então, o interesse dos fãs nesta corrida visual espetacular tem crescido, tornando possível que o GP do Qatar mantenha a corrida noturna ano após ano.
Anteriormente, as únicas competições que se realizavam à noite eram provas de resistência em que a luz é providenciada pelos faróis das próprias motos.