MotoGP, 2021, Catalunha: Zarco surpreende Morbidelli no TL2, Oliveira fora do Top 10 em 14º
Marc Márquez começou por liderar o TL2 de MotoGP, mas em breve eram as Yamaha à frente de novo, e mesmo no final, Zarco seria o mais rápido
O começo da sessão foi das Yamaha, com Morbidelli a liderar sobre Quartararo e Viñales atrás de Marc entretanto terceiro, enquanto Oliveira aguentava o top 8, tentando garantir a qualificação automática, tendo à sua frente Espargaró, Mir e Zarco.
Miguel acabaria por vir à boxe logo no início da sessão, acabando por sair numa combinação experimental de slicks duros frente e trás, e logo no seu regresso à pista teve um momento em que foi à gravilha na curva 10, mas sem cair.
Atrás, com Rossi a tentar melhorar de 19º, o regressado Jorge Martin era apenas 20º e Lecuona batia Petrucci, ao entrar no top 10 em que Aleix Espargaró era, desta vez, apenas nono.
Ao longo de muitos minutos a meio da sessão de treino nada mudou, com a continuada liderança de Franco Morbidelli através do seu 1:39.909 e com Quartararo, Márquez e Viñales a seguir, mas a cerca de 10 minutos do final, uma nova onda de azáfama nas boxes agitou as águas, com os primeiros 17 separados por menos de 1 segundo.
Oliveira viria a fazer uma volta mesmo forte, que o colocou nos primeiros três, e Binder liderou uns segundos, mas entretanto o ataque final de Zarco levou-o para a frente, tirando mais de meio segundo ao tempo de Morbidelli para fazer um 1:39 235, sem que a réplica de Morbidelli invertesse as coisas, e com a baixa geral de tempos a retirar o português do top 10 nos segundos finais.