MotoGP, 2021, Catalunha, TL3: Morbidelli mesmo no momento, Oliveira terceiro
O duelo entre Morbidelli e Quartararo repetiu-se de novo no Treino Livre3, com Miguel Oliveira a saltar para segundo mas a acabar 3º após a carga final de Morbidelli para o topo
Oliveira começou a fazer um ataque para se colocar em quarto logo no início da sessão e Binder Bagnaia e Viñales vinham a seguir.
Com alguns ainda a tentar mudanças de afinação para encontrar mais aderência de traseira, as KTM estavam bem colocadas com Miguel em quarto e Binder quinto, divididos logo a seguir pelo esforço de Nakagami a ir para 4º.
Logo a 15 minutos do fim, Quartararo saiu em dois pneus macios tentando baixar o seu tempo ainda mais, enquanto Márquez procurava uma boleia de novo, ainda incapaz de se esforçar ao máximo por si só.
A combinação de pneus macios trouxe Quartararo para a frente a oito minutos do final,, ainda seguido de Morbidelli e Viñales, com Oliveira um pouco atrás e com Aleix Espargaró a saltar para 6º, enquanto Viñales já era último dentro dos 10 qualificados automaticamente.
A seguir, um esforço de Rossi, que perdia o top 10 por apenas 81 milésimas, subiu-o para 9º e nos últimos três minutos, com tentativas desesperadas de baixar o tempo a decorrer, Savadori caiu, trazendo as bandeiras amarelas e mais problemas para os qualificados.
Oliveira tinha baixado para sexto e Mir estava em 4º, com Bagnaia agora o último do top 10.
No último minuto, Oliveira ainda atacava para chegar a segundo e enquanto Bagnaia saltava para quarto, Miller entrava no Top 10 à justa e Morbidelli fazia mesmo a volta mais rápida, com um 1:38.929 que lhe deu a dianteira da sessão e baixou Oliveira para terceiro… qualificado para a Q2!