MotoGP, 2021: Bend Motorsport Park substitui Phillip Island?
Em 2022, o calendário de MotoGP vai ser inovado porque o GP da Austrália em Phillip Island no final de Outubro, na instável primavera australiana, é um risco meteorológico demasiado grande
A Dorna espera que no futuro, o promotor do GP de Phillip Island compreenda isso e se acomode à programação de 2022.
Assim, a Austrália poderia fazer a abertura da temporada de MotoGP em 2022, como aconteceu entre 1993 e 1995 em Eastern Creek, perto de Sydney.
Depois, para além da controversa data do evento em Outubro, a infraestrutura de Phillip Island está desatualizada com as boxes demasiado pequenas, o estacionamento em relvados lamacentos e entradas do paddock em cascalho.
No entanto, por enquanto não há alternativa real a Phillip Island para o GP da Austrália, mas o contrato de longo prazo com a Dorna só é, naturalmente, válido se a homologação de grau A da FIM for prorrogada até lá.
E a homologação só está em vigor o próximo evento há já um ano, uma lição do fiasco de Silverstone de 2018.
O GP já virou as costas a Phillip Island na era da Dorna, quando teve lugar em East Creek, perto de Sydney, durante cinco anos, de 1992 a 1996.
Não é segredo que antes do GP de Phillip Island de 2019, o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, e o filho Carlos, Diretor Desportivo, pararam em Adelaide e inspecionaram o novo circuito “The Bend Motorsport Park”, onde se realizava um evento da Idemitsu Asia Talent Cup de 8 a 10 de Maio de 2020.
No entanto, o circuito foi outra vítima da pandemia de Corona e nenhuma corrida da Taça está prevista para a Austrália em 2021, uma vez que o evento deste ano está agendado para o novo Circuito de Manadalika, na Indonésia, juntamente com o Campeonato Mundial de Superbike.
A atraente nova instalação “The Bend” entrou nos holofotes internacionais há um ano, quando a 12 de Janeiro, se realizou lá uma corrida para a Asian Le Mans Series.
O Bend não tem nada a ver com o antigo circuito urbano em Adelaide, onde o GP da Austrália de Fórmula 1 decorreu entre 1985 e 1995.
A nova arena “Bend Motorsport Park” pode ser facilmente alcançada de Adelaide em pouco menos de uma hora de carro.
Os operadores e o governo da Nova Gales do Sul querem trazer o maior número possível de séries de corridas a Adelaide e regressar aos palcos internacionais.
A pista oferece oito configurações diferentes e a FIM tem ainda uma homologação “Categoria A Standard”.
O CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, favorece o maior número possível de circuitos espetaculares no mesmo país, porque isso cria concorrência e permite cobrar taxas mais elevadas.
A Australian Grand Prix Corporation (AGPC) terá de ceder e dar à Dorna uma data de MotoGP em Fevereiro de 2021, porque em Outubro o tempo tem estado muito instável há anos.
Até agora, porém, a AGPC opôs-se veementemente a uma data de MotoGP no início do ano, porque o tradicional GP de Fórmula 1 tem precedência em Março.
Mas só com um adiamento da data de MotoGP para Fevereiro de 2022 é que Phillip Island continuará a receber o GP da Austrália até 2026 ou mesmo mais além.
Além disso, um contrato de longo prazo é uma coisa e a homologação de grau A do FIM é outra e inclui também requisitos mínimos de infraestrutura, como número e qualidade de lugares de estacionamento para as equipas, a dimensão e o número de boxes, instalações sanitárias, vias de acesso e assim por diante.
A este respeito, Phillip Island tem sido incapaz de acompanhar as pistas modernizadas como Austin, Buriram, Spielberg, Assen, Catalunha, Sepang e assim por diante durante muitos anos. Para não falar da srecents como Sepang ou Portimão que oferecem instalações espaçosas com tudo em dia.