MotoGP, 2021, Áustria: Sétimo sofrido para Quartararo

Por a 16 Agosto 2021 12:00

Fabio Quartararo estava a caminho de mais um pódio este fim-de-semana antes da chuva ter interrompido a sua carga, resultando num corajoso sétimo lugar

“Sabemos que Márquez e Martin são fortes nos travões, por isso impressionei até a mim mesmo!”

Com Viñales suspenso e Morbidelli ainda ausente, Valentino Rossi surpreendeu e colocou duas Yamaha dentro dos dez primeiros ao enfrentar as condições de chuva em pneus slick para terminar em oitavo lugar.

O MotoGP regressou ao Red Bull Ring este fim-de-semana para a sua segunda corrida consecutiva no recinto austríaco, e em cenas reminiscentes das da semana passada, logo no começo da prova as atenções voltaram-se para os céus enquanto a chuva ameaçava cair.

Quando a corrida começou, Fabio Quartararo encontrou-se no calor da batalha. Cometendo um erro na saída da curva um, o francês da Yamaha Monster  ficou a defender uma posição dentro dos três primeiros na corrida para a curva três.

Lutando pela posição na primeira volta, Quartararo foi fazer um passe a Jorge Martin, mas o par tocou, resultando no recuo do jovem de 22 anos para a sétima posição.

Quartararo manteve-se calmo, trabalhando para voltar às posições do pódio até ao final da quinta volta.

Fazendo um movimento incrível à volta do exterior de dois pilotos para terceiro, viu-se depois em segundo lugar quando as primeiras gotas de chuva começaram a cair.

Com a aderência a desaparecer, Fabio lançou um ataque à liderança, mas o número 20 cometeu um erro dispendioso na curva um e caiu de volta para o segundo lugar atrás de Francesco Bagnaia.

Certificando-se de que não era apanhado pelas condições variáveis, Quartararo permaneceu na pista das rodas do líder ficando lá até que um erro na curva três o baixou para a terceira posição.

Com quatro voltas para o final, e uma folga confortável para o quarto, a chuva começou a cair novamente, desta vez forte. Um corajoso movimento na curva três viu Quartararo recuperar os dois lugares perdidos nas curvas seis e sete na volta anterior.

Mergulhando nas boxes para mudar para pneus de chuva na volta 26 de 28, Quartararo emergiu de novo na pista fora dos dez primeiros, mas à medida que as condições o favoreciam, viu-se a atravessar a linha na sétima posição, batendo Valentino Rossi na corrida para a linha.

Fabio Quartararo deixa a Áustria com uma vantagem de 47 pontos no campeonato, enquanto a Yamaha Monster Energy permanece no topo da classificação das equipas. A Yamaha ocupa agora o segundo lugar na classificação dos construtores. Maverick Viñales, que foi suspenso do GP austríaco, caiu para o sétimo lugar na classificação geral, com 95 pontos.

Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha MotoGP, 7º lugar

“Digamos que estou feliz com a minha corrida seca. Estou contente porque fiquei com Francesco Bagnaia e Marc Márquez na frente. Nesta pista, é um bom passo em frente. Só pensava no campeonato quando estava a chover muito. A ultrapassagem foi assustadora. Eu tinha Jorge Martin à esquerda, Marc Márquez à direita, não tinha para onde ir e pensei, “vamos fazer como de costume e travar com força”.

Senti que estava no limite, mas penso que foi uma das melhores ultrapassagens da minha carreira. Sabemos que Márquez e Martin são fortes nos travões, por isso impressionei até a mim mesmo. Quando estava a chover muito, tive alguns momentos. Vi Márquez entrar no pit lane e disse: ‘Está na hora de entrar’. A maioria dos outros seguiram-me e eu disse: ‘Agora é altura de pensar no campeonato e vamos ver os resultados’.

Essa foi, para mim, a decisão certa. Infelizmente, falhei a quinta posição por causa de um erro. Mas no final, é uma sensação bastante agradável deixar a Áustria com uma vantagem de 47 pontos. Esta é uma pista onde pensámos que podíamos perder pontos.”

Quanto a Silverstone, em boas condições, estaremos lá a lutar pela vitória, esse é o meu objetivo. Estou ansioso por isso porque é uma das minhas pistas preferidas”.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x