MotoGP, 2021, Áustria, Corrida: Chuva baralhou e Brad Binder aproveitou

Por a 15 Agosto 2021 13:46

Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) venceu o GP da Áustria, aproveitando a chuva que caiu nas últimas voltas e não entrando nas boxes para trocar de mota. Arriscando com pneus para piso seco, Binder ficou à frente de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que liderou durante grande parte da corrida. Jorge Martin (Pramac Racing Ducati) foi terceiro.

Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) caiu e abandonou a corrida, na mesma altura em que começou a chover, assim como Johann Zarco (Pramac Racing Ducati), que está na luta pelo campeonato.

Os 10 primeiros:

POS#PilotoTempo/Dif.
133B. BINDER40:46.928
263F. BAGNAIA+9.991
389J. MARTIN+11.570
436J. MIR+12.623
510L. MARINI+14.831
627I. LECUONA+14.952
720F. QUARTARARO+16.650
846V. ROSSI+17.150
973A. MARQUEZ+17.692
1041A. ESPARGARO+18.270

Filme da corrida:
Jorge Martin saiu da pole pela segunda semana consecutiva, depois de vencer a sua primeira corrida de MotoGP, mas ainda nas primeiras curvas, Francesco Bagnaia passou a liderar a corrida, com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) a pressionar Martin, que era segundo. No entanto, na travagem para a curva 6, o piloto da Yamaha tocou na Pramac de Martin e perdeu o equilíbrio, cedendo a posição a Marc Marquez (Repsol Honda Team). Ainda não tinha terminado a volta 1 e foram mostradas as bandeiras brancas, sinal que os pilotos podiam parar para trocar de mota com pneus para piso molhado.
Miguel Oliveira perdeu algumas posições na primeira volta, tendo que recuperar nas voltas seguintes. 

Na volta 6, Marquez ultrapassou Martin na travagem para a curva 1, colocando-se na peugada de Bagnaia. Nessa mesma volta, Martin cometeu um pequeno erro e foi ultrapassado por Quartararo e poucas curvas depois, foi a vez de Marquez de errar e ceder duas posições, com Quartararo a subir ao segundo posto, numa manobra espetacular. 

Na volta 8, foram mostradas as bandeiras que sinalizam chuva, na mesma altura que o homem da Yamaha subiu à liderança da corrida, deixando Bagnaia no segundo lugar. O piloto da Ducati não desistiu e voltou à liderança, mantendo Quartararo atrás de si, sob pressão de Marquez. Brad Binder e Miguel Oliveira seguiam juntos, em 8º e 9º, respectivamente. 

Os três primeiros – Bagnaia, Quartararo e Marquez – ganharam alguma vantagem para Martin, que chegou a quase um segundo e meio. O piloto da Pramac, por sua vez, também tinha alguma vantagem para o grupo perseguidor. 

Johann Zarco, que persegue Fabio Quartararo no campeonato, perdeu o controlo da mota e caiu, abandonando a corrida, na volta 19. É um golpe tremendo nas aspirações do francês nas contas do campeonato. O líder da classificação geral, Quartararo, tentou ultrapassar Bagnaia, mas teve de sair mais largo e Marquez aproveitou, com o homem da Yamaha a perder terreno para os dois pilotos.

Marquez e Bagnaia envolveram-se numa troca de posições que animou a parte final da corrida, com as bandeiras a sinalizarem chuva novamente no ar. Miguel Oliveira caiu e, pela segunda semana consecutiva, abandonou a corrida

Faltavam 5 voltas e a corrida sofreu uma revolução, com o piso a ficar molhado e os pilotos da frente a perderem muito tempo. Alguns pilotos aproveitaram e trocaram de mota, ganhando muito terreno aos pilotos que tinham a corrida mais ou menos garantida. Marquez passou para a liderança, mas entrou no pitlane, seguido  de Bagnaia, Martin e Quartararo, com Brad Binder a seguir sem parar e a ficar na frente da corrida, seguido de Aleix Espargaro e Valentino Rossi. Faltavam 3 voltas para o fim da corrida.

Os pilotos que seguiam na frente da corrida antes da chuva, sentiram algumas dificuldades quando voltaram à pista e Marc Marquez chegou mesmo a cair na curva 1, a duas voltas do fim, conseguindo voltar à pista. 

Brad Binder estava a esforçar-se para não cair, aguentando com pneus slicks no piso muito molhado em certas partes do traçado austríaco. Bagnaia e Martin conseguiram recuperar várias posições, ultrapassando os pilotos que também arriscaram com pneus para piso seco, terminando a corrida nos 2º e 3º lugares, respectivamente. 

Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) terminou a corrida no quarto lugar, seguido de Luca Marini (Sky VR46 Avintia Ducati), Iker Lecuona (Tech 3 KTM Factory Racing). Fabio Quartararo ficou no 7º posto, com Valentino Rossi (Petronas Yamaha SRT) e Alex Marquez (LCR Honda Castrol) atrás. Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini) fechou os dez primeiros do GP da Áustria. 

author avatar
Pedro Andre Mendes
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x