MotoGP, 2021, Assen: Viñales inverte azares com pole, Oliveira acaba 6º depois de estar na primeira fila
Os últimos minutos da Q2 foram impróprios para cardíacos, com Quartararo e Viñales a trocar tempos rápidos e Oliveira, Zarco, Nakagami e Rins na luta pela primeira fila, que acabaria por sorrir a Bagnaia
Com Quartararo e Viñales a garantir a primeira fila desde os momentos iniciais da sessão qualificativa, Zarco e Miller nas Ducati eram os seguintes e Miguel Oliveira lutava para melhorar a sua posição na terceira fila em sétimo.
Nos minutos finais, Quartararo ainda segurava a pole com o seu 1:31.922 Nakagami era quinto e Aleix Espargaró sexto.
Viñales sobrevivia um grande susto para atacar a pole, e estava nove milésimas abaixo do tempo de Quartararo com 1:31.844.
Com a chegada de Nakagami, Miguel baixará para oitavo e Quartararo voltava à carga para bater o tempo de Viñales sem sucesso.
Rossi era último dos qualificados automaticamente e Rins ainda tentava melhorar quando Miguel Oliveira saltou para terceiro, conseguindo a almejada primeira fila… apenas por uns instantes, pois Nakagami voltaria à carga e a seguir, enquanto Rins voltava a cair, Bagnaia e Zarco baixariam mesmo Oliveira para sexto… mas a segunda fila estava assegurada!